Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1205
Título : Análise da viabilidade financeira na implantação de energia solar em residências populares: uma alternativa de energia para o Ceará
Autor : OLIVEIRA, Nayara Gonçalves de
metadata.dc.contributor.advisor: OLIVEIRA, Tatiana Soares de
Fecha de publicación : 2021
Citación : OLIVEIRA, Nayara Gonçalves de. Análise da viabilidade financeira na implantação de energia solar em residências populares: uma alternativa de energia para o Ceará. 2021. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2021.
Resumen : Ao passar dos anos, vem sendo notado que a tecnologia se encontra em constante evolução. Contudo, apesar de todas as inovações, a partir dos diversos produtos desenvolvidos, ainda existem dois elementos fundamentais à existência humana da atualidade que não podem ser substituídos por nenhum outro: água e energia elétrica. O rápido crescimento populacional exigiu uma maior demanda por esses dois bens, que são fontes esgotáveis e, embora, existem estudos e avanços tecnológicos, os pesquisadores ainda procuram novas alternativas para supri-los de forma sustentável. Neste trabalho é trazido como exemplo de desenvolvimento sustentável a utilização de fontes alternativas de energia, sendo esta a energia solar. Este sistema vem sendo aprimorado, fazendo com que a produção seja maior. Isso faz com que esse material tenha seus custos diminuídos e melhorando sua acessibilidade para usuários que até então, não podiam possuí-lo. Como exemplo, é exposta a energia solar fotovoltaica através da utilização de placas solares. proporcionar mais conforto ao ambiente e ao consumidor. Para tanto, o objetivo deste trabalho é demonstrar a viabilidade financeira da implantação do sistema de energia solar para população de baixa renda através de financiamento. A metodologia aplicada para atingi-lo foi analisar o consumo de uma residência de usuários de baixa renda e a partir dos dados obtidos coletar orçamento para implantação do sistema projetado, pegar propostas com duas financeiras que atendem esse tipo de projeto no estado do Ceará e por fim analisar a viabilidade através da metodologia de payback. Na análise de resultados consegue-se definir a melhor proposta de financiamento, dentre as financeiras avaliadas. Por fim, percebeu-se que o projeto é viável e que consegue um retorno financeiro de, em média, R$ 7.302,00 (sete mil trezentos e dois) reais para o usuário, apresentando retorno bem mais rápido que o esperado.
Palabras clave : Energia Solar
Energia Limpa
Sustentabilidade
Placas Solares
URI : https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1205
Aparece en las colecciones: Engenharia Civil - Trabalhos de Conclusão de Curso

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Nayara Gonçalves de Oliveira.pdf1.07 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.