Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1206
Title: BIM e a realidade aumentada aplicada no projeto hidrossanitário residencial unifamiliar.
Authors: OSTERNO, Pedro Caian Freitas
metadata.dc.contributor.advisor: OLIVEIRA, José Willington Gondim
Issue Date: 2021
Citation: OSTERNO, Pedro Caian Freitas. BIM e a realidade aumentada aplicada no projeto hidrossanitário residencial unifamiliar. 2021. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2021.
Abstract: A construção civil está em constante transformação, das quais muitas estão relacionadas ao desenvolvimento de projetos e modernização tecnológica, visando solucionar problemas como desperdícios, retrabalhos, atraso no cronograma e descontrole dos custos, que em grande parte desses problemas está relacionado às incompatibilidades de projeto e consequentemente se estendendo ate a execução da obra. Com isso, surge à necessidade de suprir incompatibilidades, aplicando a metodologia BIM juntamente com a Realidade Aumentada in loco, para proporcionar a compatibilização em escala de projeto e em escala real no desenvolvimento dos projetos para a execução do empreendimento. Dessa forma, visa evitar diversos custos e erros desde a fase de projeto e durante a execução, que poderiam ocorrer em um empreendimento com incompatibilidades, além de mitigar a ausência da comunicação entre os integrantes AEC. Para evidenciar isso, foi realizado um estudo analisando a compatibilização de um projeto de arquitetura residencial unifamiliar com os projetos complementares de engenharia, abrangendo a compatibilização em escala de projeto e escala real, contendo aplicação da Realidade Aumentada inserida na metodologia BIM. Para que as analises fossem concretizadas, foi primeiramente feito a concepção do projeto, com objetivo de seleção e estudo do projeto, em seguida foram utilizados os projetos arquitetônico, estrutural e hidrossanitário realizados em REVIT e, por fim, foi feito as analises de compatibilização. Observou-se que para este estudo foi encontrado o somatório das incompatibilidades em escala de projeto e real, em que a escala real se mostra com um maior número de incompatibilidades encontradas. Onde foram identificadas onze incompatibilidades em escala de projeto e quatorze em escala real, obtendo um percentual de 25% a mais de incompatibilidades encontradas em escala real com aplicação da realidade aumentada. Portanto a metodologia BIM juntamente com a aplicação da Realidade Aumentada, mostrou-se viável para desenvolvimento e compatibilidades de projetos, permitindo maiores possibilidades de análises e verificações, tanto na etapa em escala de projeto, como escala real, antecipando as incompatibilidades da etapa de execução da edificação.
Keywords: BIM
REVIT
Instalação Hidrossanitária
Realidade Aumentada
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1206
Appears in Collections:Engenharia Civil - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Pedro Caian Freitas Osterno.pdf16.91 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.