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dc.contributor.advisorALMEIDA, Lucas Cavalcante de-
dc.contributor.authorSILVA, Sandy Oliveira da-
dc.date.accessioned2021-09-23T16:09:04Z-
dc.date.available2021-09-23T16:09:04Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationSILVA, Sandy Oliveira da. Avaliação funcional de vias urbanas por meio do Índice de Gravidade Global (IGG). Estudo de caso: município de Caucaia-CE. 2021. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1211-
dc.description.abstractA análise do desempenho oferecido por um determinado pavimento empenha-se em identificar, de maneira objetiva, a sua condição atual, que engloba os defeitos e problemas, possibilitando definir de forma adequada as ações que constituem um Sistema de Gerência de Pavimentos - SGP. É interessante que o pavimento tenha sua empregabilidade acompanhada e as manutenções preventivas e corretivas devem ocorrer em períodos adequados, proporcionando assim uma maior vida útil. Se essas manutenções forem executadas adequadamente respeitando os parâmetros do projeto e etapas da construção haverá uma economia com futuros danos devido a qualidade das vias, tanto para os usuários como para o governo. Nesse contexto, o presente trabalho versa sobre avaliações superficiais de 5 vias do município de Caucaia-CE nas quais permitem conhecer a real circunstância da superfície do pavimento asfáltico e, com base nesses resultados, demonstrar as maneiras utilizadas em ações preventivas efetuadas por meio do Índice de Gravidade Global – IGG. Para a execução do método proposto, foi necessário conhecer a condição atual da via pavimentada, analisar a condição do pavimento após a manutenção e explorar os recursos necessários utilizando o coeficiente de correlação R2 obtido através de regressão linear simples, considerando ponderar, também, questões orçamentárias para os investimentos em cada via. O IGG é um método de fácil aplicabilidade e eficaz para vias urbanas quando se trata de análise superficial, pois o método não contabiliza a severidade dos defeitos, exceto as trincas, e leva somente em consideração a existência dos defeitos, desconsiderando, também, sua quantidade por trecho. Os valores de IGG levantados variaram entre 93,65 e 135,15 antes das requalificações para 11,79 e 0,22 após as manutenções previstas, apresentando uma melhoria média de 96,92%.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPavimentaçãopt_BR
dc.subjectDefeitospt_BR
dc.subjectMétodo do IGGpt_BR
dc.subjectManutençõespt_BR
dc.subjectCustospt_BR
dc.titleAvaliação funcional de vias urbanas por meio do Índice de Gravidade Global (IGG). Estudo de caso: município de Caucaia-CEpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.title.inglesFunctional assessment of urban roads using the Global Severity Index (IGG). Case study: municipality of Caucaia-CEpt_BR
dc.description.resumo_abstractThe analysis of the performance offered by a given pavement strives to, objectively, identify its current condition, which includes defects and problems, making it possible to define properly as actions that combine a Pavement Management System – SGP. It is interesting that the pavement has its employability monitored, and preventive and corrective maintenance must take place at appropriate times, thus providing a longer service life. If such maintenance is carried out properly, respecting the parameters of the project and construction steps, there will be an economy with future damages due to the quality of the roads, both for users and for the government. In this contexto, the present work deals with superficial evaluations of 5 roads in the municipality of Caucaia in which they allow to know the real circumstance of the asphalt pavement surfasse and, based on these results, demonstrate the ways used in preventive actions carried out through the Global Severity Index – IGG. In this context, the present work is about superficial rating of 5 roads in the city of Caucaia-CE, which allow to know the real circumstance of the surface of the asphalt pavement and, based on these results, demonstrate the ways used in preventive actions carried out through the Index of Global Gravity - IGG. For the execution of the proposed method, it was necessary to know the current condition of the paved road, analyze the condition of the pavement after maintenance and explore the necessary resources using the correlation coefficient R2 obtained through simple linear regression, considering to ponder, also, budgetary issues for investments in each way. The IGG is an easily applicable and effective method for urban roads when it comes to superficial analysis, as the method does not account for the severity of defects, except for cracks, and only takes into account the existence of defects, disregarding, also, their quantity per section. The IGG values raised ranged between 93.65 and 135.15 before the requalifications to 11.79 and 0.22 after the planned maintenance, showing an average improvement of 96.92%.pt_BR
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