Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1211
Título: Avaliação funcional de vias urbanas por meio do Índice de Gravidade Global (IGG). Estudo de caso: município de Caucaia-CE
Autor(es): SILVA, Sandy Oliveira da
Orientador: ALMEIDA, Lucas Cavalcante de
Data do documento: 2021
Citação: SILVA, Sandy Oliveira da. Avaliação funcional de vias urbanas por meio do Índice de Gravidade Global (IGG). Estudo de caso: município de Caucaia-CE. 2021. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2021.
Resumo: A análise do desempenho oferecido por um determinado pavimento empenha-se em identificar, de maneira objetiva, a sua condição atual, que engloba os defeitos e problemas, possibilitando definir de forma adequada as ações que constituem um Sistema de Gerência de Pavimentos - SGP. É interessante que o pavimento tenha sua empregabilidade acompanhada e as manutenções preventivas e corretivas devem ocorrer em períodos adequados, proporcionando assim uma maior vida útil. Se essas manutenções forem executadas adequadamente respeitando os parâmetros do projeto e etapas da construção haverá uma economia com futuros danos devido a qualidade das vias, tanto para os usuários como para o governo. Nesse contexto, o presente trabalho versa sobre avaliações superficiais de 5 vias do município de Caucaia-CE nas quais permitem conhecer a real circunstância da superfície do pavimento asfáltico e, com base nesses resultados, demonstrar as maneiras utilizadas em ações preventivas efetuadas por meio do Índice de Gravidade Global – IGG. Para a execução do método proposto, foi necessário conhecer a condição atual da via pavimentada, analisar a condição do pavimento após a manutenção e explorar os recursos necessários utilizando o coeficiente de correlação R2 obtido através de regressão linear simples, considerando ponderar, também, questões orçamentárias para os investimentos em cada via. O IGG é um método de fácil aplicabilidade e eficaz para vias urbanas quando se trata de análise superficial, pois o método não contabiliza a severidade dos defeitos, exceto as trincas, e leva somente em consideração a existência dos defeitos, desconsiderando, também, sua quantidade por trecho. Os valores de IGG levantados variaram entre 93,65 e 135,15 antes das requalificações para 11,79 e 0,22 após as manutenções previstas, apresentando uma melhoria média de 96,92%.
Palavras-chave: Pavimentação
Defeitos
Método do IGG
Manutenções
Custos
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1211
Aparece nas coleções:Engenharia Civil - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sandy Oliveira da Silva.pdf5.99 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.