Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1212
Título: A metodologia BIM e a compatibilização dos projetos em obras publicas: o estudo de caso de uma escola profissionalizante
Autor(es): FERREIRA, Saul Miranda Albuquerque
Orientador: OLIVEIRA, José Willington Gondim
Data do documento: 2021
Citação: FERREIRA, Saul Miranda Albuquerque. A metodologia BIM e a compatibilização dos projetos em obras publicas: o estudo de caso de uma escola profissionalizante. 2021. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2021.
Resumo: A construção civil é composta por vários sistemas que compõe um empreendimento, necessitando de uma fragmentação dos conhecimentos específicos para cada área. Devido à falta de comunicação entre os profissionais envolvidos, são geradas as incompatibilidades entre os projetos, ocasionando assim retrabalhos e desperdícios, onde em obras públicas não são diferentes. O uso de uma metodologia integrada e parametrizada com a do BIM, se torna uma excelente opção para evitar tais problemas. Portanto, este trabalho propõe a utilização do BIM em obras públicas a fim de reduzir os problemas gerados pelas interferências entre as disciplinas de projeto. O estudo foi iniciado apresentando a evolução das tecnologias utilizadas para a elaboração dos projetos de arquitetura e engenharia. Em seguida tem a conceituação da metodologia. Logo após é demonstrado as normas vigentes e leis garantindo a obrigatoriedade da utilização do BIM em obras públicas. Foi realizado o estudo de caso com projetos de uma escola profissionalizante que constituiu na modelagem paramétrica e compatibilização das disciplinas de estrutura e instalações hidrossanitárias. Foram detectadas vinte (20) incompatibilidades entre os sistemas de tubulações de água e esgoto, e vinte e cinco (25) entre as tubulações e os elementos estruturais, totalizando quarenta e cinco (45) incompatibilidades que foram descritas e analisadas, sendo propostas soluções e apresentadas para tais interferências facilmente. Com isso, o uso da metodologia BIM para obras públicas traz diversos benefícios evitando erros de compatibilizações entre projetos que se forem resolvidos durante a obra poderão gerar grandes desperdícios de custo e produtividade, onde desse modo as empresas que utilizarem essa metodologia se beneficiariam e o contratante não teria futuros problemas com atrasos na entrega e aditivos nos contratos financeiros.
Palavras-chave: Obras Públicas
BIM
Instalações Hidrossanitárias
Estrutura
Compatibilização de Projetos
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1212
Aparece nas coleções:Engenharia Civil - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Saul Miranda Albuquerque Ferreira.pdf4.81 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.