Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1218
Título: Projeto de hospital especializado no tratamento de deficiência auditiva em Fortaleza
Autor(es): ARAÚJO, Camila Cordeiro
Orientador: MATOS, Alesson Paiva
Data do documento: 2021
Citação: ARAÚJO, Camila Cordeiro. Projeto de hospital especializado no tratamento de deficiência auditiva em Fortaleza. 2021. Monografia (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2021.
Resumo: A inexistência de espaços adaptados às pessoas com algum tipo de deficiência compromete o direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal, assegurados a todos os seres humanos. Nesse contexto, observa-se a necessidade de planejar um local adequado aos deficientes auditivos, sejam eles surdos ou com perda auditiva. O projeto propõe a criação de um equipamento hospitalar planejando com as vistas às necessidades desse público-alvo, construindo um ambiente ideal para o acompanhamento dos pacientes, desde a prevenção, até o tratamento definitivo da doença. Todas as deficiências têm características próprias e acessibilidades necessárias, que refletem na importância de criar espaços planejados. O intuito não é criar um espaço que os separe e sim que crie condições de aprendizado e os insira na sociedade. O conceito do projeto é baseado no próprio sistema circulatório, definindo os fluxos de forma organizada. Em todo a sua elaboração, houve preocupação em priorizar a humanização do atendimento, o conforto e a satisfação dos usuários. O presente trabalho objetiva um Projeto de Hospital Especializado no Tratamento de Deficiência Auditiva em Fortaleza, partindo da necessidade que a cidade tem de receber, diagnosticar e tratar um número expressivo de pacientes com deficiência auditiva, a falta de equipamentos e a ausência de estrutura adequada para isso.
Palavras-chave: Arquitetura Hospitalar
Deficiência Auditiva
Humanização
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1218
Aparece nas coleções:Arquitetura e Urbanismo - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Camila Cordeiro Araújo.pdf27.34 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.