Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1220
Title: Centro social e de apoio para pessoas em situação de rua em Fortaleza, CE
Authors: OLIVEIRA, Rebeca Anny Muniz de
metadata.dc.contributor.advisor: PORTO, Larissa de Carvalho
Issue Date: 2021
Citation: OLIVEIRA, Rebeca Anny Muniz de. Centro social e de apoio para pessoas em situação de rua em Fortaleza, CE. 2021. Monografia (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2021.
Abstract: A população em situação de rua se trata de um fenômeno que está presente na sociedade há séculos, embora seja um tema bastante recente nas discussões e que vem se tornando comum na realidade de algumas cidades, visto que o número de pessoas que vivem nessas condições continua a crescer. Dessa forma, o presente trabalho apresenta um projeto de um Centro Social e de Apoio para a População em Situação de Rua, com o intuito de ofertar serviços básicos e assistência médica e psicológica a esse grupo, além de promover cursos e rodas de conversas, incentivando a cidadania. Para isso, foi realizado uma análise do contexto histórico afim de entender as raízes e motivações desse grupo social, além de entender os números atuais em contexto nacional e local. Foi realizado também um estudo de referências projetuais, com o intuito de entender mais o programa e o funcionamento de um equipamento desse porte, além de permear conceitos e soluções arquitetônicas que agreguem na inserção desse tipo de equipamento. Após ser feita uma análise de diagnóstico da área de intervenção, foi desenvolvido o anteprojeto de um centro social e de apoio para pessoas em situação de rua, que, fazendo uso de soluções arquitetônicas que fazem bom proveito das condicionantes climáticas e com elementos regionais, se obtém um espaço humanizado e acolhedor.
Keywords: População em Situação de Rua
Centro Social
Arquitetura Regional
Conforto Ambiental
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1220
Appears in Collections:Arquitetura e Urbanismo - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rebeca Anny Muniz de Oliveira 1de2.pdf81.07 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Rebeca Anny Muniz de Oliveira 2de2.pdf8.65 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.