Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1235
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSALES, Diego de Castro-
dc.contributor.authorROCHA, Mayara Sancho de Carvalho-
dc.date.accessioned2021-09-28T13:22:57Z-
dc.date.available2021-09-28T13:22:57Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationROCHA, Mayara Sancho de Carvalho. Centro de educação infantil montessoriano: a arquitetura escolar como colaboradora do desenvolvimento infantil. 2021. Monografia (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1235-
dc.description.abstractO trabalho em questão apresenta a fundamentação desenvolvida para a elaboração do projeto arquitetônico de um Centro de Educação Infantil Montessoriano, pensado para suprir as necessidades e as expectativas das crianças. Foi realizada uma análise acerca da Legislação abrangente à Educação Infantil Inclusiva e uma caracterização das definições acerca das deficiências pertinentes ao projeto que será concebido, foram analisados os temas de Psicologia Ambiental, de Arquitetura Sensorial e os aspectos da Arquitetura Escolar, a partir das referências específicas de cada assunto. Foram estudados exemplos de projetos arquitetônicos que trazem características relevantes ao trabalho em questão, funcionando como referências para o desenvolvimento do projeto arquitetônico do presente trabalho. Através da análise do terreno escolhido, foi realizado um levantamento de dados acerca do entorno, contexto, condicionantes ambientais e legislativas da região. Por fim, foi desenvolvido um projeto arquitetônico coerente com a perspectiva das crianças, buscando suprir suas necessidades e dos demais usuários da edificação, e utilizando o ambiente escolar como elemento fomentador do desenvolvimento infantil.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino Infantilpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento Infantilpt_BR
dc.subjectArquitetura Estudantilpt_BR
dc.subjectMétodo Montessorianopt_BR
dc.subjectEstimulação Precocept_BR
dc.titleCentro de educação infantil montessoriano: a arquitetura escolar como colaboradora do desenvolvimento infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.title.inglesMontessori early childhood education center: school architecture as a contributor to child developmentpt_BR
dc.description.resumo_abstractThe work in question presents the rationale developed for the architectural project of an Inclusive Early Childhood Education Center, designed to meet the needs and expectations of children. An analysis of the comprehensive legislation on Early Childhood Education and a characterization of the definitions of disabilities were carried out pertinent to the project that will be conceived, the themes of Environmental Psychology, Sensory Architecture and the aspects of Inclusive School Architecture were analyzed, from the specific references of each subject. Examples of architectural projects that bring relevant characteristics to the work in question were studied, functioning as references for the development of the architectural project of this work. Through the analysis of the chosen terrain, a survey of data about the surroundings, context, environmental and legislative conditions of the region was conducted. Finally, an architectural project coherent with the children’s perspective was developed, seeking to supply their needs and those of the other users of the building, and using the school environment as an element that fosters children’s development.pt_BR
Appears in Collections:Arquitetura e Urbanismo - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Mayara Sancho de Carvalho Rocha 1de2.pdf110.99 MBAdobe PDFView/Open
Mayara Sancho de Carvalho Rocha 2de2.pdf24.94 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.