Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1235
Title: Centro de educação infantil montessoriano: a arquitetura escolar como colaboradora do desenvolvimento infantil
Authors: ROCHA, Mayara Sancho de Carvalho
metadata.dc.contributor.advisor: SALES, Diego de Castro
Issue Date: 2021
Citation: ROCHA, Mayara Sancho de Carvalho. Centro de educação infantil montessoriano: a arquitetura escolar como colaboradora do desenvolvimento infantil. 2021. Monografia (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2021.
Abstract: O trabalho em questão apresenta a fundamentação desenvolvida para a elaboração do projeto arquitetônico de um Centro de Educação Infantil Montessoriano, pensado para suprir as necessidades e as expectativas das crianças. Foi realizada uma análise acerca da Legislação abrangente à Educação Infantil Inclusiva e uma caracterização das definições acerca das deficiências pertinentes ao projeto que será concebido, foram analisados os temas de Psicologia Ambiental, de Arquitetura Sensorial e os aspectos da Arquitetura Escolar, a partir das referências específicas de cada assunto. Foram estudados exemplos de projetos arquitetônicos que trazem características relevantes ao trabalho em questão, funcionando como referências para o desenvolvimento do projeto arquitetônico do presente trabalho. Através da análise do terreno escolhido, foi realizado um levantamento de dados acerca do entorno, contexto, condicionantes ambientais e legislativas da região. Por fim, foi desenvolvido um projeto arquitetônico coerente com a perspectiva das crianças, buscando suprir suas necessidades e dos demais usuários da edificação, e utilizando o ambiente escolar como elemento fomentador do desenvolvimento infantil.
Keywords: Ensino Infantil
Desenvolvimento Infantil
Arquitetura Estudantil
Método Montessoriano
Estimulação Precoce
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1235
Appears in Collections:Arquitetura e Urbanismo - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Mayara Sancho de Carvalho Rocha 1de2.pdf110.99 MBAdobe PDFView/Open
Mayara Sancho de Carvalho Rocha 2de2.pdf24.94 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.