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dc.contributor.advisorMEDEIROS, Melissa Soares-
dc.contributor.authorAGUIAR, Lia Cordeiro Bastos-
dc.date.accessioned2021-12-14T19:26:22Z-
dc.date.available2021-12-14T19:26:22Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationAGUIAR, Lia Cordeiro Bastos. Desenvolvimento e avaliação de usabilidade do aplicativo móvel pediálise para ensino e avaliação de pacientes pediátricos em diálise. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais) – Centro Universitário Christus, Fortaleza,2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1254-
dc.description.abstractIntrodução: A prevalência de doença renal crônica (DRC) está aumentando em todo o mundo e com ela temos os elevados custos para o tratamento adequado dos pacientes. A escolha do método dialítico entre hemodiálise e diálise peritoneal depende de variáveis como idade e peso do paciente, condições hemodinâmicas, presença de cirurgias abdominais prévias ou doenças graves abdominais atuais, além da disponibilidade da terapia no hospital e capacitação dos médicos responsáveis. A utilização de aplicativos e tecnologia digital surge como potencial instrumento no auxílio a redução de falhas no diagnóstico, bem como ferramenta de importante impacto na conduta adequada de seleção do cateter e vaso apropriado, estudo das causas de insuficiência renal, seguimento de exames importantes no paciente dialítico e terapia antimicrobiana racional. Metodologia: Desenvolvemos um aplicativo móvel nacional denominado PEDIÁLISE, para sistema Android, que funciona sem conexão à internet, sem custos ao usuário, para acompanhamento de insuficiência renal crônica e diálise em pediatria, direcionado para ensino de estudantes de medicina. Para avaliação da usabilidade do aplicativo, utilizamos a escala SUS (System Usability Scale) aplicada a 9 alunos e 12 professores, além de 16 alunos que responderam ao caso sem uso do aplicativo e foram nossos controles. Indivíduos dos grupos controle e teste responderam a caso clínico com paciente simulado para avaliar percentual de acertos das questões com e sem uso do aplicativo. O projeto foi submetido via plataforma Brasil e aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Instituição. Um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) foi aplicado em todos os participantes. Resultados: A análise dos dados demonstrou uma escala de SUS média de 74,5 pontos, considerada como excelente em termos de interface. Houve importante ganho em acertos de questões quando caso clínico era respondido com uso do aplicativo. O aplicativo foi também avaliado de forma qualitativa, sendo elogiada pela maioria dos usuários. Conclusão: Conclui-se que o aplicativo móvel PEDIÁLISE apresentou ótimos resultados de usabilidade, podendo auxiliar os alunos e profissionais no ensino e conduta de nefropediatria.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectHemodiálisept_BR
dc.subjectAplicativo móvelpt_BR
dc.subjectDiálise Peritonealpt_BR
dc.subjectInfecção relacionada a diálisept_BR
dc.titleDesenvolvimento e avaliação de usabilidade do aplicativo móvel pediálise para ensino e avaliação de pacientes pediátricos em diálisept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.title.inglesDevelopment and usability assessment of the pediatric mobile app for teaching and evaluating pediatric dialysis patientspt_BR
dc.description.resumo_abstractIntroduction: The prevalence of chronic kidney disease (CKD) is increasing all over the world and along with it the high costs for the adequate treatment of patients. The choice of dialysis method between hemodialysis and peritoneal dialysis depends on variables such as the patient's age and weight, hemodynamic conditions, previous abdominal surgeries or current severe abdominal diseases, in addition to the availability of therapy in the hospital and training of health care providers. The use of applications and digital technology emerges as a potential tool to help reduce failures in diagnosis, as well as a tool with an important impact on the selection of the appropriate catheter and vessel, study of the causes of renal failure, follow-up of important exams in the dialysis’ patient and rational antimicrobial therapy. Methods: We developed a national mobile application, for the Android system, that works without internet connection, at no cost to the user, for monitoring chronic renal failure and dialysis in pediatrics, aimed at teaching medical students. To assess the usability of the application, we used the SUS scale (System Usability Scale) applied to 9 students and 12 medical professors at the institution. The project was submitted via the Brazil platform and approved by the Institution's Ethics and Research Committee. An Informed Consent Form (ICF) was applied to all participants. Results: Data analysis demonstrated an average SUS scale of 74,5 points, considered as excelent in terms of interface. The App was also rated qualitatively, being praised by most users. Conclusion: It is concluded that the PEDIÁLISE mobile application presented excellent usability results, being able to help students and professionals in the teaching and guidance of nephropediatrics.pt_BR
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