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Título : Desenvolvimento e avaliação de usabilidade do aplicativo móvel pediálise para ensino e avaliação de pacientes pediátricos em diálise
Autor : AGUIAR, Lia Cordeiro Bastos
metadata.dc.contributor.advisor: MEDEIROS, Melissa Soares
Fecha de publicación : 2021
Citación : AGUIAR, Lia Cordeiro Bastos. Desenvolvimento e avaliação de usabilidade do aplicativo móvel pediálise para ensino e avaliação de pacientes pediátricos em diálise. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais) – Centro Universitário Christus, Fortaleza,2021.
Resumen : Introdução: A prevalência de doença renal crônica (DRC) está aumentando em todo o mundo e com ela temos os elevados custos para o tratamento adequado dos pacientes. A escolha do método dialítico entre hemodiálise e diálise peritoneal depende de variáveis como idade e peso do paciente, condições hemodinâmicas, presença de cirurgias abdominais prévias ou doenças graves abdominais atuais, além da disponibilidade da terapia no hospital e capacitação dos médicos responsáveis. A utilização de aplicativos e tecnologia digital surge como potencial instrumento no auxílio a redução de falhas no diagnóstico, bem como ferramenta de importante impacto na conduta adequada de seleção do cateter e vaso apropriado, estudo das causas de insuficiência renal, seguimento de exames importantes no paciente dialítico e terapia antimicrobiana racional. Metodologia: Desenvolvemos um aplicativo móvel nacional denominado PEDIÁLISE, para sistema Android, que funciona sem conexão à internet, sem custos ao usuário, para acompanhamento de insuficiência renal crônica e diálise em pediatria, direcionado para ensino de estudantes de medicina. Para avaliação da usabilidade do aplicativo, utilizamos a escala SUS (System Usability Scale) aplicada a 9 alunos e 12 professores, além de 16 alunos que responderam ao caso sem uso do aplicativo e foram nossos controles. Indivíduos dos grupos controle e teste responderam a caso clínico com paciente simulado para avaliar percentual de acertos das questões com e sem uso do aplicativo. O projeto foi submetido via plataforma Brasil e aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Instituição. Um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) foi aplicado em todos os participantes. Resultados: A análise dos dados demonstrou uma escala de SUS média de 74,5 pontos, considerada como excelente em termos de interface. Houve importante ganho em acertos de questões quando caso clínico era respondido com uso do aplicativo. O aplicativo foi também avaliado de forma qualitativa, sendo elogiada pela maioria dos usuários. Conclusão: Conclui-se que o aplicativo móvel PEDIÁLISE apresentou ótimos resultados de usabilidade, podendo auxiliar os alunos e profissionais no ensino e conduta de nefropediatria.
Palabras clave : Hemodiálise
Aplicativo móvel
Diálise Peritoneal
Infecção relacionada a diálise
URI : https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1254
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais - Dissertações Defendidas

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