Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1257
Título: Desenvolvimento e avaliação de usabilidade de aplicativo para ensino de hemodinâmica e avaliação da variação da pressão de pulso arterial
Autor(es): BARBOSA, Orivaldo Alves
Orientador: ROCHA, Hermano Alexandre Lima
Data do documento: 2021
Citação: BARBOSA, Orivaldo Alves. Desenvolvimento e avaliação de usabilidade de aplicativo para ensino de hemodinâmica e avaliação da variação da pressão de pulso arterial. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2021.
Resumo: O uso de fluidos intravenosos é a terapia mais utilizada para choque circulatório em unidades de terapia intensiva. Apesar de sua ampla utilização, seu eventual uso inaquedado possui efeitos adversos, como sobrecarga de volume, insuficiência renal, aumento do tempo de ventilação mecânica e mortalidade. Muitas vezes é necessário o uso de expansores volêmicos guiado por metas hemodinâmicas, destacando-se o uso da variação da pressão de pulso por sua elevada sensibilidade e especificidade. Os problemas deste método são as dificuldades de se mensurar a variável na maioria dos monitores de uso clínico e o tempo dispensado para sua mensuração, sendo assim o método subutilizado. Desenvolvemos um aplicativo móvel nacional (Hemodinâmica), para sistema Android, que funciona sem conexão à internet, sem custos ao usuário, que a partir de uma fotografia do contorno da onda de pulso arterial do paciente possa gerar auxiliar a mensurar a variação da pressão de pulso, de forma rápida e segura, auxilie no diagnóstico e manejo dos casos de choque. Para avaliação da usabilidade do software, utilizamos a escala SUS (System Usability Scale) aplicada a 30 médicos atuantes na área de terapia intensiva. Além disso, a acurácia do software foi medida utilizando uma sequência de 3 imagens com diferentes valores de variação de pressão de pulso, sendo que o examinador mensurava duas vezes cada imagem de forma aleatória, comparando os valores obtidos com a mensuração da VPP feita pelo monitor convencional, no caso um Dixtal 2020. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa do Centro Universitário Christus, conforme parecer 4260362, um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) foi aplicado em todos os participantes. O estudo foi realizado em duas unidades de terapia intensiva, Hospital são Carlos e Hospital Geral Cesar Cals, após consentimento dos coordenadores do serviço. A análise dos dados demonstrou uma escala SUS média de 86,3 pontos, considerada a melhor possível em termos de interface ou nível A. A mensuração feita com 8 examinadores da acurácia do aplicativo em se avaliar a variação da pressão de pulso mostrou que a variação média das várias medidas dos participantes foi pequena, com boa medida de repetibilidade e reprodutibilidade e baixa variação devida a usuários. A interface educacional do app foi avaliada de forma qualitativa, sendo elogiada pelos usuários. Concluise que o aplicativo móvel desenvolvido apresentou ótimos resultados de usabilidade e utilidade podendo auxiliar os profissionais na avaliação hemodinâmica em ambiente de emergência e terapia intensiva.
Palavras-chave: Cuidados Críticos
Aplicativos moveis
Monitorização Hemodinâmica
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1257
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais - Dissertações Defendidas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ORIVALDO ALVES BARBOSA.pdf1.89 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.