Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1266
Título : Desenvolvimento e avaliação de uma plataforma digital como recurso pedagógico em conduta do diabetes mellitus tipo 2 para graduandos em medicina
Autor : BENEVIDES, Ana Maria Luna Neri
metadata.dc.contributor.advisor: MEDEIROS, Melissa Soares
Fecha de publicación : 2021
Citación : BENEVIDES, Ana Maria Luna Neri. Desenvolvimento e avaliação de uma plataforma digital como recurso pedagógico em conduta do diabetes mellitus tipo 2 para graduandos em medicina. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Saúde e Tecnologias Educacionais) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2021.
Resumen : O diabetes mellitus (DM) é uma doença crônica e complexa, sendo considerada uma epidemia global. A prevalência do DM está aumentando em todo o mundo e, com ela, cresce o impacto da doença nos sistemas de saúde. A etiologia mais comum é o diabetes mellitus tipo 2 (DM tipo 2). Todavia, quando adequadamente tratado, pode ser bem controlado e ter as complicações minimizadas. A utilização de tecnologias digitais móveis surge como um potencial instrumento para auxiliar o ensino sobre essa doença tão prevalente, ainda mais no cenário de uma educação centrada no aluno, mais intensificada no período de pandemia do novo coronavírus. Além disso, o mobile learning (m-learning), possibilita melhores recursos para o aprendizado do aluno, vantagem da portabilidade dos dispositivos móveis e possibilidades pedagógicas que podem agregar. O presente estudo, transversal, descritivo, com abordagem quantitativa, tem como objetivo desenvolver e avaliar uma plataforma digital como ferramenta para ensino de estudantes de medicina sobre tratamento medicamentoso e complicações microvasculares de pacientes com DM tipo 2. Para a elaboração da plataforma digital foram adotados pressupostos adaptados de Echer (2005): primeiro foi a construção do material a partir do levantamento bibliográfico. O segundo consistiu na validação de conteúdo da plataforma. Posteriormente, ocorreram a adequação e a divulgação do material. A plataforma foi avaliada entre estudantes de Medicina do Centro Universitário Christus quanto à usabilidade, através da Escala de Usabilidade de Sistema (System Usabillity Scale – SUS), à satisfação e à utilidade, através de questionário com pontuação que varia de 1 a 5 conforme a escala Likert e de questões abertas. Foram obtidas 45 respostas. Participaram alunos de diferentes semestres, 93,3% já tendo cursado a disciplina de endocrinologia. A aplicação recebeu boa avaliação de usabilidade, obtendo escore SUS médio igual a 82,9, com desvio padrão de 13,8. Amaioria dos estudantes estava satisfeita com o conteúdo dos capítulos (97,8%) e quanto aos vídeos educativos e aos algoritmos construídos (97,7%). Quanto aos resultados sobre a utilidade, 95,5% dos estudantes afirmaram que os algoritmos ajudariam a orientar a terapia para pacientes diagnosticados com DM tipo 2. Em conclusão, a plataforma digital para ensino sobre tratamento e complicações do DM tipo 2 teve boa avaliação entre estudantes de medicina, podendo ser usada como um instrumento para auxiliar o ensino dessa área da endocrinologia na graduação em Medicina.
Descripción : BENEVIDES, Ana Maria Luna Neri. Desenvolvimento e avaliação de uma plataforma digital como recurso pedagógico em conduta do diabetes mellitus tipo 2 para graduandos em medicina. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Saúde e Tecnologias Educacionais) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2021.
Type 2 Diabetes Mellitus (Type 2 DM) is a chronic and complex disease, being considered a global epidemic. Its prevalence is increasing all over the world and, with it, the impact of the disease on health systems is also growing. The most common etiology is type 2 Diabetes Mellitus (type 2 DM). However, when properly treated, it can be well controlled and have its complications minimized. The use of digital technologies emerges as a potential instrument to help teaching about this very prevalent disease, even more in the scenario of a student-centered education, more intensified in the period of the new coronavirus pandemic. In addition, mobile learning (m-learning) provides better resources for student learning, the advantage of mobile devices´ portability and new pedagogical possibilities. This cross-sectional, descriptive study with a quantitative approach aims to develop and evaluate a digital platform as a tool for teaching medical students about drug treatment and microvascular complications in type 2 DM. For the development of the digital platform, assumptions adapted from Echer (2005) were adopted: first was the construction of the material after a literature review. The second consisted of validating the platform's content. Subsequently, the material was adapted. The platform was evaluated among medical students at Centro Universitário Christus regarding usability, through the System Usability Scale (SUS), satisfaction and utility, through a questionnaire with a score ranging from 1 to 5 (Likert scale) and with open questions. 45 responses were obtained. Students from different semesters participated, 93.3% having already taken the endocrinology course. The application received a good usability evaluation, obtaining an average SUS score equal to 82.9, with a standard deviation of 13.8. Most students (97.8%) were satisfied with the content of the chapters "Epidemiology and diagnostic criteria", "Pharmacological treatment of type 2 DM" and "Microvascular complications". A good satisfaction with the content of the educational videos and the algorithms was also observed (97.7%). As for the results on utility, 95.5% of the students stated that the algorithms would help guiding therapy for patients diagnosed with type 2 DM at the beginning of treatment and during the follow-up. In conclusion, the digital platform for teaching about the treatment and complications of type 2 Diabetes Mellitus had a good evaluation among medical students, and it can be used as an instrument for teaching this area of endocrinology in undergraduate medicine.
Palabras clave : Diabetes Mellitus tipo 2
Tratamento
Educação em Saúde
Tecnologia em saúde
Mobile learning
URI : https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1266
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais - Dissertações Defendidas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ANA MARIA LUNA NERI BENEVIDES.pdf2.4 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.