Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1270
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPEIXOTO JÚNIOR, Arnaldo Aires-
dc.contributor.authorCOSTA FILHO, Carlos Winston Luz-
dc.date.accessioned2022-02-03T14:46:47Z-
dc.date.available2022-02-03T14:46:47Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationCOSTA FILHO, Carlos Winston Luz. Desenvolvimento e avaliação de um aplicativo móvel para triagem de déficits de habilidades sociais em estudantes universitários. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Saúde e Tecnologias Educacionais) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1270-
dc.descriptionCOSTA FILHO, Carlos Winston Luz. Desenvolvimento e avaliação de um aplicativo móvel para triagem de déficits de habilidades sociais em estudantes universitários. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Saúde e Tecnologias Educacionais) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.descriptionThe use of mobile health (m-Health) is a health practice that, through wireless technologies, acts as an aid in the work of prevention, monitoring and diagnosis of health problems. However, there are few technological resources related to the identification of lack of social skills for use by the general population and, more specifically, in the academic environment. This study aimed to develop and validate a mobile app to identify and screen for social skills deficits in college students. In the first phase of the research, we carried out a national and international bibliographic survey on diagnostic tools for deficits in social skills already validated in Brazil. The Del Prette Social Skills Inventory 2 (SSI2), the gold standard in Brazil, was used as a comparison parameter. In study`s second phase, 108 medical students respond to an electronic, interactive questionnaire, (illustrative videos, podcast, illustrative vignettes) through the formulation of a reduced electronic questionnaire, unpublished and using interactive tools (illustrative videos, podcast, illustrative vignettes). Based on the answers obtained, it was possible to establish the statistical analysis to formulate the template for completing the mobile application, which contains the same situations present in the Google forms electronic questionnaire. After completing the development of the application, it was possible to analyze the usability through the System Usability Scale (SUS). The results revealed that the application's scale has substantial internal consistency, assessed using Cronbach's alpha of 0.656. It also presents moderate internal validity for the sexual affective domains (Cronbach's alpha 0.585), social performance (Cronbach's alpha 0.499) and substantial validity in the assertiveness (Cronbach's alpha 0.687) and feelings (Cronbach's alpha 0.744) domains. When comparing the results of the application questionnaire and the SSI2 applied to 108 students, we found strong valid correlations between the feelings domain and the expression of positive feelings domain of the SSI2. It also showed moderate valid correlations between the application's assertiveness domain and the assertive conversation domain of the SSI2. The general score shows a weak correlation r = 0.386, compared to the total score of the SSI2. The app's evaluation results confirm its usability and usefulness. This work developed a tool to assess social skills in the academic environment and address deficiencies in the teaching-learning process. The application, registered at INPI in its Android and iOS versions, promotes the screening and recognition of deficits in social skills in university students.-
dc.description.abstractMobile health (m-Health) é uma prática de saúde que, por meio de tecnologias sem fio, atua como auxiliar no trabalho de prevenção, monitoramento e diagnósticos de agravos à saúde. São escassos os recursos tecnológicos relacionados a identificação de carências de habilidades sociais para uso da população geral e, mais especificamente, no meio acadêmico. O objetivo deste estudo foi desenvolver e validar o uso de um aplicativo móvel para identificar e triar déficits de habilidades sociais em estudantes universitários. Na primeira fase da pesquisa, foi realizado o levantamento bibliográfico nacional e internacional sobre ferramentas diagnósticas de déficits de habilidades sociais já validadas no Brasil. Utilizou-se como parâmetro de comparação o Inventário de Habilidades sociais 2 (IH2) do Del Prette, padrão ouro no Brasil. Na segunda fase, por meio da formulação de um questionário eletrônico reduzido, inédito e com uso de ferramentas interativas (vídeos ilustrativos, podcast, vinhetas ilustrativas) foram obtidos 108 respondentes pertencentes ao corpo discente da UNICHRISTUS. Com base nas respostas obtidas, foi possível estabelecer a análise estatística necessária para a formulação do gabarito para a finalização do aplicativo móvel, que contém as mesmas situações presentes no questionário eletrônico do Google forms. Após o término da elaboração do aplicativo, foi possível avaliar a usabilidade por meio do questionário System Usability Scale (SUS). Os resultados revelaram que a escala do aplicativo apresenta consistência interna substancial, avaliada através do alfa de Cronbach 0,656. Apresenta ainda, validade interna moderada para os domínios afetivo sexual (alfa de Cronbach 0,585), desempenho social (alfa de Cronbach 0,499) e validade substancial nos domínios assertividade (alfa de Cronbach 0,687) e sentimentos (alfa de Cronbach 0,744). Quando comparamos os resultados do questionário do aplicativo e o IHS2 aplicado com 108 estudantes, encontramos correlações validas fortes entre o domínio sentimentos e o domínio expressão de sentimentos positivos do IHS2. O questionário do aplicativo apresentou correlações válidas moderadas entre o domínio assertividade do aplicativo e o domínio conversação assertiva do IHS2. O escore geral do aplicativo apresenta correlação fraca r= 0,386, quando comparado ao fator escore total do IHS2. Os resultados de avaliação do aplicativo confirmam sua usabilidade e utilidade. Além da contribuição para avaliar habilidades sociais de forma interativa no ambiente acadêmico, destacamos a contribuição desta pesquisa pelo desenvolvimento do aplicativo Minhas Habilidades Sociais, registrado no INPI em usas versões Android e iOS. O aplicativo tem como finalidade principal promover a triagem e reconhecimento de déficits de habilidades sociais em estudantes universitários, contribuindo para o enfoque necessário as carências no processo de ensino aprendizagem.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectComputadores de Mãopt_BR
dc.subjectHabilidades Sociaispt_BR
dc.subjectPsiquiatriapt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.titleDesenvolvimento e avaliação de um aplicativo móvel para triagem de déficits de habilidades sociais em estudantes universitáriospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.title.inglesDevelopment and evaluation of a mobile application to screen for social skills deficits in university studentspt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais - Dissertações Defendidas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CARLOS WINSTON LUZ COSTA FILHO.pdf2.56 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.