Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1272
Title: Desenvolvimento e avaliação de aplicativo para monitoramento da saúde mental de estudantes universitários
Authors: FERREIRA, Lucas Fortaleza de Aquino
metadata.dc.contributor.advisor: PEIXOTO, Raquel Autran Coelho
Issue Date: 2022
Citation: FERREIRA, Lucas Fortaleza de Aquino. Desenvolvimento e avaliação de aplicativo para monitoramento da saúde mental de estudantes universitários. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Saúde e Tecnologias Educacionais) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2022.
Abstract: Cerca de 15 a 30% dos acadêmicos apresentarão algum transtorno mental durante a formação. Estudantes de cursos da área da saúde estão entre os que têm índices mais relevantes de depressão, ansiedade, estresse e tentativas de suicídio. Entretanto, a maioria não procura tratamento especializado, seja por não saber que possui um problema de saúde ou por conta dos estigmas a respeito de transtornos mentais. O objetivo deste trabalho foi desenvolver e avaliar um aplicativo para smartphone que facilite a triagem e o acompanhamento de sintomas emocionais e fatores associados à saúde mental de universitários. Trata-se de uma pesquisa do tipo aplicada, com desenvolvimento de uma ferramenta tecnológica, constituída por questionários autoaplicáveis (sobre depressão, ansiedade, estresse, insônia e sedentarismo) com escalas e orientações de quando procurar ajuda profissional, além de materiais educativos de promoção à saúde mental. O aplicativo móvel, denominado de AcompanhaMente, foi desenvolvido e disponibilizado para plataformas Android e iOS. Após testarem o aplicativo, 31 estudantes de medicina responderam questionários de usabilidade e satisfação, sendo encontrados ótimos resultados. O valor de escore médio da escala de usabilidade (System Usability Scale) foi de 84. Todos os alunos relataram que ficaram satisfeitos com o aplicativo. A boa usabilidade do aplicativo sugere que ele possa vir a auxiliar estudantes de medicina quanto à identificação precoce e busca de auxílio para tratamento de transtornos mentais prevalentes. Mais pesquisas são necessárias para investigar estratégias seguras e eficazes na promoção de saúde mental de universitários.
Description: FERREIRA, Lucas Fortaleza de Aquino. Desenvolvimento e avaliação de aplicativo para monitoramento da saúde mental de estudantes universitários. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Saúde e Tecnologias Educacionais) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2022.
Keywords: Aplicativos Móveis
Saúde Mental
Saúde do Estudante
Estudantes de Ciências da Saúde
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1272
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais - Dissertações Defendidas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUCAS FORTALEZA DE AQUINO FERREIRA.pdf2.56 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.