Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1273
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMOREIRA, Deborah Pedrosa-
dc.contributor.authorBASTOS, Raimundo José Arruda-
dc.date.accessioned2022-02-17T13:44:58Z-
dc.date.available2022-02-17T13:44:58Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationBASTOS, Raimundo José Arruda. Construção e Validação de Portal para incentivo do estudo da literatura entre acadêmicos de Medicina. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Saúde e Tecnologias Educacionais) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1273-
dc.descriptionBASTOS, Raimundo José Arruda. Construção e Validação de Portal para incentivo do estudo da literatura entre acadêmicos de Medicina. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Saúde e Tecnologias Educacionais) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.description.abstractConsiderando a potencialidade de incentivar, por meio de um portal, como uma ferramenta de comunicação, o estudo da literatura entre os acadêmicos, para atender à realidade da modernização e de seu fácil acesso, o Centro Universitário Christus tem um projeto inovador o qual estuda arte e Medicina entre alunos e professores. O objetivo deste trabalho foi construir e validar a usabilidade de um portal para o incentivo do estudo da literatura entre esses acadêmicos. A pesquisa foi do tipo aplicada com desenvolvimento de um portal para o incentivo do estudo da literatura entre os estudantes de Medicina. Para o seu desenvolvimento, foram realizadas quatro fases: revisão integrativa da literatura; entrevistas com estudantes e médicos escritores, benchmarking no Google e busca de terminologias no Answer the Public; construção do portal e validação da usabilidade pelo System Usability Scale (SUS). A coleta de dados ocorreu nos anos de 2020 e 2021. A validação foi realizada, por meio de pesquisa com 27 acadêmicos de Medicina, e observada após aplicação de testes avaliados estatisticamente. Os estudos demonstram que o envolvimento nas artes durante o curso de Medicina é valioso no desenvolvimento de habilidades fundamentais para os futuros profissionais, como o pensamento crítico, a observação, a comunicação e a prevenção de algumas doenças. O elam.art.br é um portal projetado e construído para aglomerar e distribuir conteúdo de várias fontes diferentes de maneira uniforme, para ser ponto de acesso para uma série de sites, subsites e links. Os resultados demonstram o escore SUS médio igual a 82,5 (com desvio padrão de 13,4). Ele foi considerado como melhor imaginável pela maior parte dos usuários (40,7%) e excelente por 26,0%. O estudo procurou fazer a inter-relação entre as questões ligadas à formação médica e ao ensino da literatura, validando a usabilidade do portal como fator fundamental para uma nova formação humanística de profissionais da Medicina.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMedicina na Literaturapt_BR
dc.subjectEducação Médicapt_BR
dc.subjectEstudantes de Medicinapt_BR
dc.subjectMedicinapt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectTecnologias Educacionaispt_BR
dc.titleConstrução e Validação de Portal para incentivo do estudo da literatura entre acadêmicos de Medicinapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.title.inglesConstruction and Validation of a Portal to encourage the study of literature among medical studentspt_BR
dc.description.resumo_abstractThis work aims to study the importance of teaching literature for medical students. The acceptability of using a communication tool to encourage the study of literature among students was evaluated, given the reality of modernization and ease of access on the internet. The literature review showed the importance of literature for the formation of a new generation of more empathetic physicians, with a human formation providing benefits at the individual and collective levels. The research was applied with the development of a portal to encourage the study of literature among medical students. For the development of the portal, 4 phases were carried out: integrative literature review, interviews with students and medical writers and search in databases, construction of the portal, and usability validation by the SUS. Data collection took place in 2020 and 2021. Validation was performed through research with medical students and observed after the application of statistically evaluated tests. Studies demonstrate that involvement in the arts during the medical course is valuable in the development of fundamental skills for future professionals, such as critical thinking, observation, communication, and the prevention of some diseases. Elam.art.br is a portal designed and built to agglomerate and distribute content from many different sources in a uniform way and point of access to a series of sites, subsites, and links and was considered as the best imaginable by most users. The results demonstrate the mean SUS score equal to 82.5 (with a standard deviation of 13.4). The study sought to make the interrelationship between issues related to medical training and the teaching of literature. We observed that a large portion of the interviewees, both medical writers, and students, approved of the institution of teaching literature as a fundamental factor for new humanistic training for medical professionals.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais - Dissertações Defendidas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RAIMUNDO JOSÉ ARRUDA BASTOS.pdf3.13 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.