Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1273
Título: Construção e Validação de Portal para incentivo do estudo da literatura entre acadêmicos de Medicina
Autor(es): BASTOS, Raimundo José Arruda
Orientador: MOREIRA, Deborah Pedrosa
Data do documento: 2022
Citação: BASTOS, Raimundo José Arruda. Construção e Validação de Portal para incentivo do estudo da literatura entre acadêmicos de Medicina. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Saúde e Tecnologias Educacionais) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2022.
Resumo: Considerando a potencialidade de incentivar, por meio de um portal, como uma ferramenta de comunicação, o estudo da literatura entre os acadêmicos, para atender à realidade da modernização e de seu fácil acesso, o Centro Universitário Christus tem um projeto inovador o qual estuda arte e Medicina entre alunos e professores. O objetivo deste trabalho foi construir e validar a usabilidade de um portal para o incentivo do estudo da literatura entre esses acadêmicos. A pesquisa foi do tipo aplicada com desenvolvimento de um portal para o incentivo do estudo da literatura entre os estudantes de Medicina. Para o seu desenvolvimento, foram realizadas quatro fases: revisão integrativa da literatura; entrevistas com estudantes e médicos escritores, benchmarking no Google e busca de terminologias no Answer the Public; construção do portal e validação da usabilidade pelo System Usability Scale (SUS). A coleta de dados ocorreu nos anos de 2020 e 2021. A validação foi realizada, por meio de pesquisa com 27 acadêmicos de Medicina, e observada após aplicação de testes avaliados estatisticamente. Os estudos demonstram que o envolvimento nas artes durante o curso de Medicina é valioso no desenvolvimento de habilidades fundamentais para os futuros profissionais, como o pensamento crítico, a observação, a comunicação e a prevenção de algumas doenças. O elam.art.br é um portal projetado e construído para aglomerar e distribuir conteúdo de várias fontes diferentes de maneira uniforme, para ser ponto de acesso para uma série de sites, subsites e links. Os resultados demonstram o escore SUS médio igual a 82,5 (com desvio padrão de 13,4). Ele foi considerado como melhor imaginável pela maior parte dos usuários (40,7%) e excelente por 26,0%. O estudo procurou fazer a inter-relação entre as questões ligadas à formação médica e ao ensino da literatura, validando a usabilidade do portal como fator fundamental para uma nova formação humanística de profissionais da Medicina.
Descrição: BASTOS, Raimundo José Arruda. Construção e Validação de Portal para incentivo do estudo da literatura entre acadêmicos de Medicina. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Saúde e Tecnologias Educacionais) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2022.
Palavras-chave: Medicina na Literatura
Educação Médica
Estudantes de Medicina
Medicina
Literatura
Tecnologias Educacionais
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1273
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais - Dissertações Defendidas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAIMUNDO JOSÉ ARRUDA BASTOS.pdf3.13 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.