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dc.contributor.advisorFARIA, Ana Carolina Lima Pimentel de-
dc.contributor.authorALVES, Marcus Felipe Coelho-
dc.date.accessioned2022-03-14T14:06:16Z-
dc.date.available2022-03-14T14:06:16Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationALVES, Marcus Felipe Coelho. Modelagem de processos para viabilizar a implementação de automação robótica no processo (RPA) de atendimento em um órgão do governo do Estado do Ceará. Monografia (Curso de Engenharia de Produção). Centro Universitário Christus. Fortaleza. 2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1288-
dc.description.abstractAs organizações, públicas ou privadas, estão inseridas em um cenário corporativo cada vez mais competitivo. Para alcançar um melhor posicionamento de mercado, é necessário que elas desenvolvam processos de negócio e estabeleçam um sequenciamento lógico de suas atividades visando produzir um produto ou serviço. Além disso, é importante realizar a gestão correta desses processos de forma a permitir a integração entre a empresa, clientes, fornecedores e parceiros, buscando alinhar as necessidades dos clientes com os objetivos estratégicos da organização. A gestão de processos de negócio (BPM) é uma das metodologias utilizadas para esse fim, em que, por meio do mapeamento e modelagem de processos é possível melhorar os resultados da empresa, identificar eventuais falhas e atuar na solução delas. Assim, o presente estudo teve como objetivo aplicar o BPM em um processo estratégico de um órgão do governo do estado do Ceará buscando viabilizar a implementação de automação robótica. Este trabalho trata-se de uma pesquisa aplicada e descritiva seguida de estudo de caso, que utilizou uma abordagem qualitativa, cujo universo é uma secretaria da administração pública do estado do Ceará, com amostra não probabilística. Para alcançar esse objetivo foi utilizada a observação direta e a aplicação de uma entrevista semiestruturada com os gestores de processos para identificar quais deles eram passíveis de automação robótica, realizando o mapeamento e modelagem e por fim verificando e sugerindo métricas de acompanhamento para o processo estudado. A aplicação dessa metodologia trouxe ganhos relevantes à organização garantindo uma abordagem sistêmica desse processo, permitindo seu acompanhamento de ponta a ponta e de modo contínuo, entregando resultados transparentes e de forma mais rápida para a população e viabilizando a implementação da automação robótica do referido processo.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectGestão de processos de negóciospt_BR
dc.subjectAutomação robótica de processospt_BR
dc.subjectIndicadores de desempenho de processospt_BR
dc.titleModelagem de processos para viabilizar a implementação de automação robótica no processo (RPA) de atendimento em um órgão do governo do Estado do Cearápt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.title.inglesProcess modeling to enable the implementation of robotic automation in the service process (RPA) in a government agency of the State of Cearápt_BR
dc.description.resumo_abstractOrganizations, public or private, are embedded in an increasingly competitive corporate scenario. To achieve better market positioning, it is necessary that they develop business processes and establish a logical sequencing of their activities in order to produce a product or service. In addition, it is important to perform the correct management of these processes in order to allow integration between the company, customers, suppliers and partners, seeking to align the needs of customers with the strategic objectives of the organization. Business process management (BPM) is one of the methodologies used for this purpose, in which, through process mapping and modeling it is possible to improve the company's results, identify eventual failures and act in their solution. Thus, the present study aimed to apply BPM in a strategic process of an organ of the state government of Ceará seeking to enable the implementation of robotic automation. This work is an applied and descriptive research followed by a case study, which used a qualitative approach, whose universe is a secretariat of public administration of the state of Ceará, with a non-probabilistic sample. To achieve this goal, direct observation and application of a semi-structured interview with process managers were used to identify which of them were capable of robotic automation, performing mapping and modeling and finally verifying and suggesting follow-up metrics for the studied process. The application of this methodology brought relevant gains to the organization ensuring a systemic approach to this process, allowing its end-to-end monitoring and continuously, delivering transparent results and faster to the population and enabling the implementation of robotic automation of said process.pt_BR
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