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dc.contributor.advisorAUGUSTO, Kristopherson Lustosa-
dc.contributor.authorVIEIRA, Larissa Xavier Santiago da Silva-
dc.date.accessioned2022-04-07T17:25:15Z-
dc.date.available2022-04-07T17:25:15Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationVIEIRA, Larissa Xavier Santiago da Silva. O uso e a percepção de residentes em clínica médica sobre o podcast como ferramenta de ensino em Hanseníase. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1312-
dc.description.abstractO objetivo geral deste trabalho é compreender de que forma, médicos residentes em clínica médica, percebem o uso do podcast como ferramenta de ensino em hanseníase. Como objetivos secundários, a pesquisa avalia as vivencias prévias dos médicos no atendimento do paciente com hanseníase, apresenta o processo de criação de um podcast para ensino médico, verifica como o e-learning está inserido no cotidiano dos participantes da pesquisa e apresenta as condições e as preferências de uso do podcast. O estudo propõe como percurso metodológico uma investigação transversal, exploratória, com abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada através da técnica de grupo focal, seguida de análise de conteúdo, com categorização das falas, de acordo com o método de Bardin (2009). A entrevista grupal foi realizada no Hospital Geral Dr Waldemar Alcântara, na cidade de Fortaleza, Ceará. Participaram 14 médicos residentes em clínica médica. No que diz respeito ao ensino da hanseníase, constatamos que em todo o processo da formação médica, da graduação a educação médica continuada, os avaliados relataram a pouca vivência prática em hanseníase, assim como a insegurança em diagnosticar e manejar os pacientes. As tecnologias digitais estão fortemente inseridas no processo de ensino-aprendizagem médico. O podcast foi avaliado como promissora ferramenta complementar aos métodos tradicionais de ensino, sendo o formato blended learning uma alternativa para a educação médica nos próximos anos, reconhecendo as fraquezas e potencialidades do ensino tradicional e digital. Foram consideradas fortalezas do podcast em estudo: a escolha dos temas, a duração curta e subdivisão em tópicos do assunto e como fraqueza a ausência de imagens. Há necessidade de mais estudos de validação de podcasts em comparação com os padrões de ouro do ensino de educação médica.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectHanseníasept_BR
dc.subjectEducação médicaspt_BR
dc.subjectPodcastspt_BR
dc.titleO uso e a percepção de residentes em clínica médica sobre o podcast como ferramenta de ensino em Hanseníasept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.title.inglesThe use and perception of medical clinic residents about the podcast as a teaching tool in leprosypt_BR
dc.description.resumo_abstractThe main objective of this research paper is to understand how medical residents perceive the use of the podcast as a leprosy teaching tool. As secondary objectives, the research evaluates the previous experiences of doctors in the care of patients with leprosy, presents the process of creating a podcast for medical education, verifies how e-learning is inserted in the daily lives of research participants and presents the conditions and preferences for using the podcast. The study proposes as a methodological approach a transversal, exploratory investigation, with a qualitative approach. Data collection was performed through a focus group technique, followed by content analysis, with speeches categorization, according to the method of Bardin (2009). The group interview was conducted at Hospital Geral Dr Waldemar Alcântara, in Fortaleza city, Ceará. Fourteen clinical medicine residents participated. Regarding leprosy teaching, we found that throughout the medical training process, from undergraduate to continuing medical education, the evaluators reported little practical experience with leprosy, as well as insecurity in diagnosing and managing patients. Digital technologies are strongly embedded in the medical teaching-learning process. The podcast was evaluated as a promising complementary tool to traditional teaching methods, with the blended learning format being an alternative for medical education in the coming years, recognizing the weaknesses and potentialities of traditional and digital teaching. We considered the strengths of the podcast in the study: the choice of topics, the short duration and subdivision into topics of the subject and as a weakness the absence of images. There is a need for further validation studies of podcasts against the gold standards of medical education teaching.pt_BR
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