Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1312
Título: O uso e a percepção de residentes em clínica médica sobre o podcast como ferramenta de ensino em Hanseníase
Autor(es): VIEIRA, Larissa Xavier Santiago da Silva
Orientador: AUGUSTO, Kristopherson Lustosa
Data do documento: 2022
Citação: VIEIRA, Larissa Xavier Santiago da Silva. O uso e a percepção de residentes em clínica médica sobre o podcast como ferramenta de ensino em Hanseníase. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2022.
Resumo: O objetivo geral deste trabalho é compreender de que forma, médicos residentes em clínica médica, percebem o uso do podcast como ferramenta de ensino em hanseníase. Como objetivos secundários, a pesquisa avalia as vivencias prévias dos médicos no atendimento do paciente com hanseníase, apresenta o processo de criação de um podcast para ensino médico, verifica como o e-learning está inserido no cotidiano dos participantes da pesquisa e apresenta as condições e as preferências de uso do podcast. O estudo propõe como percurso metodológico uma investigação transversal, exploratória, com abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada através da técnica de grupo focal, seguida de análise de conteúdo, com categorização das falas, de acordo com o método de Bardin (2009). A entrevista grupal foi realizada no Hospital Geral Dr Waldemar Alcântara, na cidade de Fortaleza, Ceará. Participaram 14 médicos residentes em clínica médica. No que diz respeito ao ensino da hanseníase, constatamos que em todo o processo da formação médica, da graduação a educação médica continuada, os avaliados relataram a pouca vivência prática em hanseníase, assim como a insegurança em diagnosticar e manejar os pacientes. As tecnologias digitais estão fortemente inseridas no processo de ensino-aprendizagem médico. O podcast foi avaliado como promissora ferramenta complementar aos métodos tradicionais de ensino, sendo o formato blended learning uma alternativa para a educação médica nos próximos anos, reconhecendo as fraquezas e potencialidades do ensino tradicional e digital. Foram consideradas fortalezas do podcast em estudo: a escolha dos temas, a duração curta e subdivisão em tópicos do assunto e como fraqueza a ausência de imagens. Há necessidade de mais estudos de validação de podcasts em comparação com os padrões de ouro do ensino de educação médica.
Palavras-chave: Hanseníase
Educação médicas
Podcasts
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1312
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais - Dissertações Defendidas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LARISSA XAVIER SANTIAGO DA SILVA VIEIRA.pdf2.13 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.