Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1317
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorTAVARES, Ilana Camurça Landim-
dc.contributor.authorSOUSA, Ana Letícia Ferreira de-
dc.date.accessioned2022-05-02T14:35:41Z-
dc.date.available2022-05-02T14:35:41Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationSOUSA, Ana Letícia Ferreira de. Ensino de estratégias para redução de ansiedade relacionada à conversação em uma língua estrangeira. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Centro Universitário Unichristus, Fortaleza, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1317-
dc.descriptionThe conversation process in a foreign language can involve aversive stimuli for the speaking subjects. Such stimuli can trigger anxiety. The aim of this study was to develop and evaluate the results of a behavioral intervention to reduce anxiety related to conversation in a foreign language (English). The intervention included four meetings, on consecutive Saturdays, via Google Meet. Psychotherapeutic techniques and strategies were used, such as creative hopelessness, cognitive defusion, emotional regulation, social skills of expression of feelings and communication, and values. The results were analyzed through pre- and post-intervention evaluation, using the Public Speaking Self-Assessment Scales (SSPS) and the Adult Social Anxiety Questionnaire (CASO), also considering the verbal report of the participants. The results indicated a reduction in control strategies by the participants, training in expressing feelings and communication skills, helping in emotional regulation, expanding problem-solving skills and encouraging the search for healthier and more effective coping strategies to deal with anxiety.-
dc.description.abstractO processo de conversação em uma língua estrangeira pode envolver a presença de estímulos aversivos para os sujeitos falantes, como sinalização de punição. Tais estímulos podem ser desencadeadores de ansiedade. O objetivo deste estudo foi elaborar e avaliar os resultados de uma intervenção comportamental para redução de ansiedade relacionada à conversação em uma língua estrangeira (inglês). A intervenção incluiu quatro encontros, em sábados consecutivos, via Google Meet. Foram utilizadas técnicas e estratégias psicoterápicas, como desesperança criativa, desfusão cognitiva, regulação emocional, habilidades sociais de expressão de sentimentos e de comunicação e valores. Os resultados foram analisados mediante avaliação pré e pós-intervenção, utilizando as Escalas para Auto-Avaliação ao Falar em Público (SSPS) e o Questionário de Ansiedade Social para Adultos (CASO), considerando também o relato verbal dos participantes. Os resultados indicaram uma redução das estratégias de controle pelos participantes, o treino de habilidades de expressão de sentimentos e de comunicação, auxiliando na regulação emocional, ampliação na habilidade de resolução de problemas e incentivo à busca de estratégias de enfrentamento mais saudáveis e eficazes para lidar com a ansiedade.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectansiedade socialpt_BR
dc.subjectansiedade ao falar em públicopt_BR
dc.subjectlíngua estrangeirapt_BR
dc.subjectestratégias de enfrentamentopt_BR
dc.titleENSINO DE ESTRATÉGIAS PARA REDUÇÃO DE ANSIEDADE RELACIONADA À CONVERSAÇÃO EM UMA LÍNGUA ESTRANGEIRApt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.title.inglesTEACHING STRATEGIES TO REDUCE ANXIETY RELATED TO CONVERSATION IN A FOREIGN LANGUAGEpt_BR
Appears in Collections:Psicologia - Trabalhos de Conclusão de Curso - Campus PARQUE ECOLÓGICO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA LETÍCIA FERREIRA DE SOUSA.pdf387.69 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.