Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1318
Título : O “coming out” e os fatores associados à saúde mental de pessoas LGBTQIA+
Autor : FERNANDES, Julliana Teixeira
metadata.dc.contributor.advisor: LUCENA, Bárbara Braga de
Fecha de publicación : 2021
Citación : FERNANDES, Julliana Teixeira. O “coming out” e os fatores associados à saúde mental de pessoas LGBTQIA+. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Centro Universitário Unichristus, Fortaleza, 2021.
Resumen : “Coming out” é um termo que no Brasil equivale a “sair do armário”, que representa o processo no qual o sujeito revela sua orientação sexual ou identidade de gênero para os outros. Ao assumir socialmente a orientação sexual ou identidade de gênero, pessoas LGBTQIA+ podem enfrentar de forma mais direta a homofobia ou transfobia devido ao padrão hétero-cis-normativo vigente na sociedade, que trata como desviante qualquer orientação sexual não heterossexual ou identidade de gênero que não corresponda ao sexo biológico. Embora os estudos sobre o processo de coming out sejam crescentes, no Brasil a temática ainda é bastante escassa. Assim, o presente estudo teve como objetivo identificar fatores relacionados ao coming out na saúde mental de pessoas LGBTQIA+. Participaram desse estudo 50 pessoas com idades entre 18 e 35 anos (M = 23,9; DP = 3,92), os quais responderam questionário sociodemográfico, questionário sobre o “coming out” e Escala de Satisfação com o Suporte Social (ESSS). Os fatores relacionados ao coming out envolvem a aceitação familiar, religião, autoaceitação, medo da rejeição e homofobia, sendo alta religiosidade, medo da rejeição e experiências prévias com homofobia fatores que dificultam o coming out, enquanto aceitação familiar e autoaceitação parecem ser elementos que favorecem o processo. Além disso, assumir a orientação sexual ou identidade de gênero esteve estatisticamente relacionado ao suporte social.
Palabras clave : coming out
saúde mental
orientação sexual
suporte social
URI : https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1318
Aparece en las colecciones: Psicologia - Trabalhos de Conclusão de Curso - Campus PARQUE ECOLÓGICO

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
JULLIANA TEIXEIRA FERNANDES.pdf446.09 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.