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dc.contributor.advisorNASCIMENTO, Karla Angélica Silva do-
dc.contributor.authorCASTRO NETO, Deodato Narciso de Oliveira-
dc.date.accessioned2022-05-23T19:30:29Z-
dc.date.available2022-05-23T19:30:29Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationCASTRO NETO, Deodato Narciso de Oliveira. Percepção discente acerca do tema fratura exposta: uma análise da implementação do Problem Based Learning. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1331-
dc.description.abstractDiante da evolução tecnológica do saber, em que cada vez mais surgem novas doenças, meios diagnósticos e tratamentos, o ensino médico necessitou se readequar para que os novos profissionais fossem formados com um elevado senso crítico, humanístico e capaz de resolver problemas cada vez mais complexos e, assim modificarem as realidades locais onde estivessem inseridos. As metodologias ativas, utilizando método Problem Based Learning - PBL, que já se apresentam bem difundidas no meio acadêmico, são estratégias de ensino que promovem a aprendizagem autodirigida, resolução de problemas, habilidades de comunicação e colaboração, bem como desenvolvem competências essenciais nos discentes aproximando-os do ambiente profissional. Apesar disso, nem todas as universidades e professores estão preparados para utilização do PBL na formação médica, visto que possuem dificuldades de aplicação, apresentando problemas de ordem metodológica para obtenção do êxito desejado no processo de aprendizagem discente. Esse é o caso de um curso de Medicina da Universidade Federal do Delta do Parnaíba – UFDPar, uma universidade pública do Nordeste brasileiro que, embora as propostas apresentadas nas DCNs de 2014 e as concepções pedagógicas citadas no seu projeto pedagógico do curso recomendarem o desenvolvimento e utilização de métodos ativos, é praticado somente em situações pontuais na fase pré-clínica e com grande dificuldade. Tal método é pouco aplicado no 3º e 4º anos do curso de Medicina, nos quais os professores especialistas não possuem treinamento adequado e têm dificuldades em realizar PBL de casos complexos, multiprofissionais e integradores. Isso foi percebido na disciplina de Ortopedia e Traumatologia com alunos do 7º período, originando a seguinte questão de pesquisa que norteou este estudo: Qual a percepção discente acerca da implementação do Problem Based Learning sobre fraturas expostas na disciplina de Ortopedia e Traumatologia? Portanto, o presente estudo é de natureza aplicada, de caráter exploratório, de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-intervenção. Os estudantes foram divididos em dois grupos: experimental e controle. O primeiro grupo foi submetido ao método PBL, já o segundo, ao método tradicional expositivo. Foi realizada uma sequência didática para o desenvolvimento de atividades, tais como: elaboração de oficina metodológica, aplicação do PBL sobre fratura exposta e uma aula tradicional com o mesmo tema aos devidos grupos selecionados de forma aleatória, sendo coletados dados como perfil identitário, questionários para avaliação das percepções discentes pré e pós-teste em ambos os grupos e, posteriormente, a realização de dinâmicas de grupos focais. Os resultados revelaram que o grupo experimental apresentou desfechos superiores em relação ao grupo controle, principalmente nos quesitos de estratégia de ensino, aprendizagem continuada, segurança e domínio do tema (fratura exposta), bem como na construção do conhecimento e envolvimento com o assunto. Além disso, a análise das discussões realizadas no grupo focal suscitou que os alunos do grupo experimental compreenderam melhor o assunto da aula, ressignificaram a utilização do PBL a partir de uma sequência didática sobre fraturas expostas nos casos clínicos e desenvolveram estratégias pedagógicas e motivacionais utilizadas durante o processo de aprendizagem. Dessa forma, foi constatado que a sequência didática, apresentada no guia intitulado “PBL, faça o seu: Guia de Sequência Didática”, é fundamental no processo de ensino e aprendizagem, sobretudo pela sua organização e estrutura, visto que prepara as ações que serão desenvolvidas com os alunos, tanto no caso-problema quanto na abordagem pedagógica do professor-tutor. Acreditamos que a elaboração de um PBL pode ser facilitada pela sequência didática, consequentemente pelo guia que traz o passo a passo de como elaborá-la, pois favorece que os docentes possam replicar essa experiência em outros métodos ativos para atingir os objetivos desejados. A presente pesquisa se diferencia dos demais estudos ao investigar a implementação do PBL sobre fraturas expostas, assunto importante da Ortopedia e Traumatologia. Além disso, reforça a necessidade de investimentos na formação docente relacionada a aplicação de métodos ativos nas escolas médicas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectProblem Based Learningpt_BR
dc.subjectEducação Médicapt_BR
dc.subjectEnsino na Saúdept_BR
dc.subjectFraturas Expostaspt_BR
dc.subjectOrtopedia e Traumatologiapt_BR
dc.titlePercepção discente acerca do tema fratura exposta: uma análise da implementação do Problem Based Learningpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.title.inglesStudent perception about the open fracture theme: an analysis of the implementation of Problem Based Learningpt_BR
dc.description.resumo_abstractFaced with the technological evolution of knowledge, in which new diseases, diagnostic methods, and treatments are increasingly appearing, medical education needed to be readjusted so that new professionals would be trained with a high critical and humanistic sense, and capable of solving increasingly complex problems and thus modify the local realities where they were inserted. Active methodologies, using the Problem Based Learning - PBL method, which is already widespread in academia, is a teaching strategy that promotes self-directed learning, problem solving, communication and collaboration skills, as well as developing essential skills in students, bringing them closer to the professional environment. Despite this, not all universities and teachers are prepared to use PBL in medical training, since they have difficulties in applying the method, presenting methodological problems to achieve the desired success in the student learning process. This is the case of a medical course at the Universidade Federal do Delta do Parnaíba - UFDPar, a public university in Northeast Brazil that, although the proposals presented in the DCNs of 2014 and the pedagogical conceptions cited in its pedagogical project of the course recommend the development and use of active methods, it is practiced only in specific situations in the pre-clinical phase, but with great difficulty. This method is rarely used in the 3rd and 4th years of the medical course, in which the specialist teachers do not have adequate training and have difficulties in performing PBL of complex, multiprofessional and integrative cases. This was noticed in the subject of Orthopedics and Traumatology with 7th period students of a medical course, giving rise to the following research question that guided this study: What is the students' perception about the implementation of Problem Based Learning on open fractures in the subject of Orthopedics and Traumatology? Therefore, this is an applied, exploratory, qualitative research-intervention study. The students were divided into two groups: experimental and control. The first group was submitted to the PBL method, and the second, to the traditional expository method. A didactic sequence was carried out for the development of activities, such as: preparation of a methodological workshop, application of the PBL method on open fracture, and a traditional class with the same theme to the respective randomly selected groups. The results revealed that the experimental group presented superior results in relation to the control group, especially in terms of teaching strategy, continued learning, safety and mastery of the theme about compound fractures, as well as in the construction of knowledge and involvement with the subject. Moreover, the analysis of the focus group discussions showed that students in the experimental group had a better understanding of the subject of the class, had given new meaning to the use of PBL from a didactic sequence about compound fractures in clinical cases, and had developed pedagogical and motivational strategies used during the learning process. Thus, it was found that the didactic sequence, presented in the guide entitled "PBL, make your own: Didactic Sequence Guide", is fundamental in the teaching and learning process, especially for its organization and structure, since it prepares the actions that will be developed with the students, both in the problem case and in the pedagogical approach of the tutor-teacher. We believe that the elaboration of a PBL can be facilitated by the didactic sequence, and, consequently, by the guide that brings the step-by-step instructions on how to elaborate it, because it allows teachers to replicate this experience in other active methods to achieve the desired objectives. The research differs from other studies by investigating the implementation of PBL on open fractures, an important subject in Orthopedics and Traumatology. Moreover, it reinforces the need for investment in teacher training related to the application of active methods in medical schools.pt_BR
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