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Título: Percepção discente acerca do tema fratura exposta: uma análise da implementação do Problem Based Learning
Autor(es): CASTRO NETO, Deodato Narciso de Oliveira
Orientador: NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do
Data do documento: 2021
Citação: CASTRO NETO, Deodato Narciso de Oliveira. Percepção discente acerca do tema fratura exposta: uma análise da implementação do Problem Based Learning. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2021.
Resumo: Diante da evolução tecnológica do saber, em que cada vez mais surgem novas doenças, meios diagnósticos e tratamentos, o ensino médico necessitou se readequar para que os novos profissionais fossem formados com um elevado senso crítico, humanístico e capaz de resolver problemas cada vez mais complexos e, assim modificarem as realidades locais onde estivessem inseridos. As metodologias ativas, utilizando método Problem Based Learning - PBL, que já se apresentam bem difundidas no meio acadêmico, são estratégias de ensino que promovem a aprendizagem autodirigida, resolução de problemas, habilidades de comunicação e colaboração, bem como desenvolvem competências essenciais nos discentes aproximando-os do ambiente profissional. Apesar disso, nem todas as universidades e professores estão preparados para utilização do PBL na formação médica, visto que possuem dificuldades de aplicação, apresentando problemas de ordem metodológica para obtenção do êxito desejado no processo de aprendizagem discente. Esse é o caso de um curso de Medicina da Universidade Federal do Delta do Parnaíba – UFDPar, uma universidade pública do Nordeste brasileiro que, embora as propostas apresentadas nas DCNs de 2014 e as concepções pedagógicas citadas no seu projeto pedagógico do curso recomendarem o desenvolvimento e utilização de métodos ativos, é praticado somente em situações pontuais na fase pré-clínica e com grande dificuldade. Tal método é pouco aplicado no 3º e 4º anos do curso de Medicina, nos quais os professores especialistas não possuem treinamento adequado e têm dificuldades em realizar PBL de casos complexos, multiprofissionais e integradores. Isso foi percebido na disciplina de Ortopedia e Traumatologia com alunos do 7º período, originando a seguinte questão de pesquisa que norteou este estudo: Qual a percepção discente acerca da implementação do Problem Based Learning sobre fraturas expostas na disciplina de Ortopedia e Traumatologia? Portanto, o presente estudo é de natureza aplicada, de caráter exploratório, de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-intervenção. Os estudantes foram divididos em dois grupos: experimental e controle. O primeiro grupo foi submetido ao método PBL, já o segundo, ao método tradicional expositivo. Foi realizada uma sequência didática para o desenvolvimento de atividades, tais como: elaboração de oficina metodológica, aplicação do PBL sobre fratura exposta e uma aula tradicional com o mesmo tema aos devidos grupos selecionados de forma aleatória, sendo coletados dados como perfil identitário, questionários para avaliação das percepções discentes pré e pós-teste em ambos os grupos e, posteriormente, a realização de dinâmicas de grupos focais. Os resultados revelaram que o grupo experimental apresentou desfechos superiores em relação ao grupo controle, principalmente nos quesitos de estratégia de ensino, aprendizagem continuada, segurança e domínio do tema (fratura exposta), bem como na construção do conhecimento e envolvimento com o assunto. Além disso, a análise das discussões realizadas no grupo focal suscitou que os alunos do grupo experimental compreenderam melhor o assunto da aula, ressignificaram a utilização do PBL a partir de uma sequência didática sobre fraturas expostas nos casos clínicos e desenvolveram estratégias pedagógicas e motivacionais utilizadas durante o processo de aprendizagem. Dessa forma, foi constatado que a sequência didática, apresentada no guia intitulado “PBL, faça o seu: Guia de Sequência Didática”, é fundamental no processo de ensino e aprendizagem, sobretudo pela sua organização e estrutura, visto que prepara as ações que serão desenvolvidas com os alunos, tanto no caso-problema quanto na abordagem pedagógica do professor-tutor. Acreditamos que a elaboração de um PBL pode ser facilitada pela sequência didática, consequentemente pelo guia que traz o passo a passo de como elaborá-la, pois favorece que os docentes possam replicar essa experiência em outros métodos ativos para atingir os objetivos desejados. A presente pesquisa se diferencia dos demais estudos ao investigar a implementação do PBL sobre fraturas expostas, assunto importante da Ortopedia e Traumatologia. Além disso, reforça a necessidade de investimentos na formação docente relacionada a aplicação de métodos ativos nas escolas médicas.
Palavras-chave: Problem Based Learning
Educação Médica
Ensino na Saúde
Fraturas Expostas
Ortopedia e Traumatologia
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1331
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais - Dissertações Defendidas

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