Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1337
Title: Desenvolvimento do “blue sim (bedside lung ultrasound in emergency simulador)” : um aplicativo para ensino de ultrassonografia pulmonar em Emergência.
Authors: CAETANO, Erik Macedo
metadata.dc.contributor.advisor: ROLIM, Juliana Paiva Marques Lima
Issue Date: 2022
Citation: CAETANO, Erik Macedo. Desenvolvimento do “blue sim (bedside lung ultrasound in emergency simulador)” : um aplicativo para ensino de ultrassonografia pulmonar em Emergência. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologia Minimamente Invasiva e Simulação na área da Saúde) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2022.
Abstract: A utilização de protocolos de ultrassonografia revolucionou o atendimento na medicina de emergência e podem auxiliar no diagnóstico de insuficiência respiratória no pronto-atendimento, assim, torna-se importante o treinamento médico para a utilização destes protocolos. Já foi demonstrado também que os aplicativos de smartphone médico têm resultados positivos na prática diária além de ser uma ferramenta educacional potencialmente valiosa. Desta forma, o objetivo foi desenvolver um aplicativo de ensino em ultrassonografia pulmonar de emergência. “BLUE SIM” é um aplicativo de celular que simula atendimentos de casos clínicos utilizando o protocolo “Bedside Lung Ultrasound in Emergency”, ajudando na capacitação de alunos e profissionais da área da saúde no uso da ultrassonografia pulmonar no atendimento da insuficiência respiratória aguda. Após desenvolvido avaliou-se aplicativo com usuários, utilizando-se como referências a escala de usabilidade System Utility Score (SUS) e o modelo de aceitação Technology Acceptance Model (TAM). Para isso, 36 profissionais emergencistas da cidade de Fortaleza, sendo 18 fisioterapeutas, usaram o aplicativo. Os dados obtidos foram tabulados e analisados pelo teste exato de Fisher ou Mann-Whitney. Pela aplicação do questionário SUS, o aplicativo obteve escore de 76,8%. Exclusivamente entre os fisioterapeutas obteve-se o escore de 75% não havendo diferença estatística entre o grupo geral de todos os profissionais emergencistas e o grupo somente de fisioterapeutas (p=0,239). Segundo a análise de percepção de utilidade, 93.9% dos profissionais emergencistas responderam positivamente, enquanto entre os fisioterapeutas obteve-se escore de 88,9%, diferença estatística de p valor igual a 0,04. Concluiu-se que o aplicativo desenvolvido foi classificado de utilidade na aprendizagem ao diagnóstico de insuficiência respiratória entre os profissionais, contudo os mesmos consideraram que é necessário um treinamento para o uso do mesmo.
Keywords: smartphones
ensino
ultrassonografia
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1337
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Tecnologia Minimamente Invasiva e Simulação na Área da Saúde - Dissertações Defendidas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ERIK MACEDO CAETANO.pdf1.45 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.