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Título: Desenvolvimento e avaliação de uma plataforma educacional interativa para aplicação na aprendizagem baseada em problemas
Autor(es): ROCHA, Priscila Brasil de Carvalho
Orientador: PEIXOTO JÚNIOR, Arnaldo Aires
Data do documento: 2022
Citação: ROCHA, Priscila Brasil de Carvalho. Desenvolvimento e avaliação de uma plataforma educacional interativa para aplicação na aprendizagem baseada em problemas. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2022.
Resumo: As metodologias ativas de ensino têm sido cada vez mais empregadas na educação médica. Dentre as metodologias ativas, a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) é uma das mais utilizadas no ensino superior em saúde. Apesar de literatura extensa, o desafio quanto a esse método envolve tanto a questão logística quanto econômica. Esse estudo teve por objetivo desenvolver e avaliar uma plataforma móvel para uso em sessões de ensino que utilizem a metodologia ativa ABP para alunos de graduação. A primeira fase do estudo foi o desenvolvimento da plataforma composta pelos softwares iTutoria Professor e iTutoria Estudante, com a participação de uma equipe multidisciplinar. Este primeiro sendo uma ferramenta tipo WebView, acessada via internet e utilizada pelo docente para permitir a exibição de conteúdos dentro de um aplicativo. Já o segundo para uso pelos discentes durante os passos da sessão de tutoria. A segunda fase do estudo consistiu em avaliar a usabilidade do software iTutoria Estudante desenvolvida por meio do instrumento System Usability Scale (SUS) e sua aceitação através de questionário baseado no Modelo de Aceitação de Tecnologia (TAM) por um grupo de estudantes. Participaram do estudo 36 discentes aleatoriamente escolhidos, que cursavam do terceiro ao sexto semestre do curso de medicina de um Centro Universitário, durante o período de novembro de 2021. A avaliação da confiabilidade das respostas ao questionário de aceitação identificou um coeficiente alfa de Cronbach de 0,96; e estas revelaram que a plataforma foi de fácil uso, útil, com características visuais atraentes, com características funcionais adequadas e com orientações de utilização (ícones e links) satisfatórias, tendo, ainda, identificado uma intenção comportamental de utilizar o aplicativo, além de terem julgado adequado o treinamento realizado para o uso deste. A avaliação da confiabilidade das respostas ao instrumento SUS identificou um coeficiente alfa de Cronbach de 0,86 e a usabilidade da plataforma foi considerada boa pelos discente, com um escore SUS médio igual a 70,1. A ferramenta iTutoria foi considerada com uma usabilidade e aceitação boa pelos discentes, tendo um potencial para o uso em sessões tutoriais com aplicação de recursos de multimídia como vídeos e sons, assim como também para aplicação de ABP em grandes grupos de alunos.
Descrição: Active teaching methodologies have been increasingly used in medical education. Among the active methodologies, Problem-Based Learning (PBL) is one of the most used in higher education in health. Despite the extensive literature, the challenge regarding this method involves both the logistical and economic issues. This study aimed to develop and evaluate a mobile platform for use in teaching sessions that use the active PBL methodology for undergraduate students. The first phase of the study was the development of a platform composed of the iTutoria Professor and iTutoria Student softwares, with the participation of a multidisciplinary team. The first one being a WebView-like tool, accessed via the internet and used by the teacher to allow the display of contents within an application. The second is for use by students during the steps of the tutoring session. The second phase of the study consisted of evaluating the usability of the iTutoria Student software developed through the System Usability Scale (SUS) instrument and its acceptance through a questionnaire based on the Technology Acceptance Model (TAM) by a group of students. Thirty-six randomly chosen students who attended the third to sixth semester of the medicine course at a University Center during the period of November 2021 participated in the study. The evaluation of the reliability of the responses to the acceptance questionnaire identified a Cronbach's alpha coefficient of 0.96; and these revealed that the platform was easy to use, useful, with attractive visual characteristics, with adequate functional characteristics and with satisfactory guidelines for use (icons and links), having also identified a behavioral intention to use the application, in addition to having deemed adequate the training carried out for its use. The evaluation of the reliability of the responses to the SUS instrument identified a Cronbach's alpha coefficient of 0.86 and the usability of the platform was considered good by the students, with an average SUS score equal to 70.1. The iTutoria tool was considered to have good usability and acceptance by students, having a potential for use in tutorial sessions with the application of multimedia resources such as videos and sounds, as well as for the application of PBL in large groups of students.
Palavras-chave: Aprendizagem baseada em problemas
Aplicativos Móveis
Ensino superior
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1362
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais - Dissertações Defendidas

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