Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1373
Título: Avaliação da atividade pozolânica das cinzas do resíduo do café para adição em concreto
Autor(es): SILVA, Ian Liwis Nascimento
Orientador: CARVALHO, Elayne Valério
Data do documento: 2022-06-25
Citação: SILVA, Ian Liwis Nascimento. Avaliação da atividade pozolânica das cinzas do resíduo do café para adição em concreto. 2022. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Centro Universitário Christus. Fortaleza, 2022.
Resumo: Diante dos impactos ambientais causados pela indústria da construção civil ao longo de toda a sua cadeia produtiva, tem-se investigado o reaproveitamento de resíduos sólidos diversos, incorporando-os de alguma forma em materiais de construção. Estudos relatam o beneficiamento desses resíduos com o objetivo de produzir adições para argamassas ou concretos, aumentando a durabilidade dos elementos construtivos. Contudo, a incorporação desses resíduos deve, além de conferir uma alternativa construtiva sustentável, não alterar a durabilidade e as propriedades mecânicas dos materiais nos quais são introduzidos. Portanto, este estudo tem como objetivo produzir e avaliar a atividade pozolânica das cinzas de resíduo da indústria do café (CRC), produzida sob condições de queima controlada em laboratório. Para isso, calcinou-se o resíduo coletado em galpões de uma indústria local de café. Além disso, realizou-se a caracterização físico-química e o teste de Índice de Atividade Pozolânica (IAP). Os resultados indicaram que as CRC foram convertidas em óxidos, o que confirma a eliminação da matéria orgânica, prejudicial à pasta cimentícia. Confirmou-se a formação de silicatos e aluminatos, contudo a presença de óxidos de potássio pode conferir propriedades indesejadas ao produto. Além disso, a CRC apresentou alta capacidade de fixar CaO, um indicador de atividade pozolânica. Conclui-se, assim, que o material avaliado tem características que o classificam como promissora adição mineral para aplicação em concreto, mas que as condições de queima devem ser ajustadas para que atenda a todos os requisitos estabelecidos pela norma.
Palavras-chave: Cinzas
Adição mineral
Atividade pozolânica
Indústria de café
Resíduos agrícolas
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1373
Aparece nas coleções:Engenharia Civil - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ian Liwis Nascimento Silva.pdf1.32 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.