Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1374
Título: Reforma de fachada revestida com pintura: estudo de caso de um edifício de 40 anos em Fortaleza-CE
Autor(es): CAVALCANTE, Jardel Moura
Orientador: LEITÃO, Marisa Teófilo
Data do documento: 2022-06-10
Citação: CAVALCANTE, Jardel Moura. Reforma de fachada revestida com pintura: estudo de caso de um edifício de 40 anos em Fortaleza-CE. 2022. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Centro Universitário Christus. Fortaleza, 2022.
Resumo: Ao longo do tempo as edificações vão envelhecendo, e isso pode acelerar por falta de manutenção e pelo surgimento de manifestações patológicas. Essas manifestações geralmente ocorrem por meio de erros na execução durante a obra ou por falta de manutenção dos moradores da edificação. Um dos locais mais visíveis da edificação é a fachada, logo as manifestações patológicas irão ter mais destaque. Em virtude do envelhecimento e da ausência de manutenção na fachada de uma edificação em uso em Fortaleza-CE, surgiu uma problemática: quais os procedimentos para realizar uma manutenção de fachada com revestimento de pintura, a fim de aumentar sua vida útil. Para identificar tais manifestações utiliza-se a inspeção predial com intuito de entender o problema e neste caso, propor soluções para o tratamento das manifestações patológicas encontradas. Em seguida, por meio de entrevista, ocorre a etapa de execução da reforma da fachada, no qual o processo de execução começou com a montagem de andaime fachadeiro, colocação de tela, demolição de cerâmica e reboco, regularização, recuperação de reboco e fissuras, emassamento com massa acrílica em alguns locais, pintura com textura externa, desmontagem de andaime fachadeiro e recuperação de apartamentos devido à reforma na fachada. É comprovado que a reforma é possível com pessoas morando na edificação e aumenta a vida útil do mesmo.
Palavras-chave: Patologias
Normas Técnicas
Fachada
Vida Útil
Manutenção Predial
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1374
Aparece nas coleções:Engenharia Civil - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jardel Moura Cavalcante.pdf3.31 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.