Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1376
Título : Um comparativo entre dois aterros sanitários cearenses: uma análise dos seus entornos na perspectiva de suas comunidades e de seus responsáveis
Autor : PASCOAL, Lázaro Ozanã Farias
metadata.dc.contributor.advisor: ROCHA, Virna Fernandes Távora
Fecha de publicación : 2022-06-14
Citación : PASCOAL, Lázaro Ozanã Farias. Um comparativo entre dois aterros sanitários cearenses: uma análise dos seus entornos na perspectiva de suas comunidades e de seus responsáveis. 2022. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Centro Universitário Christus. Fortaleza, 2022.
Resumen : A disposição final inadequada dos resíduos é considerada uma das maiores problemáticas identificadas nos sistemas de gerenciamento de resíduos sólidos, podendo resultar em impactos socioambientais negativos. Neste sentido o estudo trata-se de uma abordagem comparativa entre dois aterros sanitários cearenses, localizados nos municípios de Caucaia e Maracanaú, considerando a perspectiva de suas comunidades. O trabalho refere-se a um estudo descritivo, realizado através de levantamento bibliográfico. Apresenta uma abordagem qualitativa, de natureza comparativa, de caráter não experimental, que busca uma investigação da prática adotada na disposição final de resíduos sólidos. A coleta de dados em campo ocorreu através de visitas técnicas aos respectivos aterros com o objetivo de observar o funcionamento dos locais e entrevistar tanto profissionais responsáveis, como também as comunidades próximas aos aterros. Deste modo, foi possível identificar os impactos causados, em decorrência dos aterros sanitários, às populações circunvizinhas, além de verificar se o governo oferece apoio às comunidades que são afetadas no presente estudo. Foi possível destacar os principais impactos sociais, econômicos e ambientais em decorrência da instalação dos aterros sanitários nos municípios em questão. Pode-se observar que a falta de gerenciamento e participação ativa dos órgãos competentes está diretamente atrelada ao impacto que a presença dos aterros pode causar à sociedade, visto que o aterro sanitário de Caucaia apresenta uma estrutura adequada, organização e fiscalização as quais não foram constatadas no aterro de Maracanaú. No presente trabalho, foram abordados os principais temas relacionados ao estudo em questão, como: Gestão ambiental, impactos ambientais, gerenciamento de resíduos sólidos, problemática referente ao uso de aterros sanitários, como também foram descritas as leis e normas que tratam sobre esses assuntos. Como justificativa considerou a gravidade e diversidade da problemática referente à disposição final dos RSU e sua implicação direta sobre as questões socioambientais, como a saúde da população, focando no Estado do Ceará. Assim como a carência de trabalhos que associem os componentes presentes em um aterro sanitário e sua ligação com as diferentes áreas, engenharias civil, ambiental e sanitária.
Palabras clave : Aterro Sanitário
Gerenciamento de Resíduos Sólidos
Gestão Ambiental
Impactos socioambientais
URI : https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1376
Aparece en las colecciones: Engenharia Civil - Trabalhos de Conclusão de Curso

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Lázaro Ozanã Farias Pascoal.pdf1.86 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.