Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1379
Título: Medição de resultados de melhoria de um posto de trabalho, através de análises posturais e cronoanálise, em tarefa de pesagem de pacotes na indústria têxtil
Autor(es): SOUSA, Alicya Ellen Bezerra
Orientador: BARBOSA, Antonio Marcos Aires
Data do documento: 2022-06-18
Citação: SOUSA, Alicya Ellen Bezerra. Medição de resultados de melhoria de um posto de trabalho, através de análises posturais e cronoanálise, em tarefa de pesagem de pacotes na indústria têxtil. 2022. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Centro Universitário Christus. Fortaleza, 2022.
Resumo: Esse trabalho tem o objetivo de mensurar melhorias no setor de expedição de uma indústria têxtil localizada no estado do Ceará, através da observação e estudo de análise postural e utilização do método de tempos predeterminados. A otimização dessa operação ocorre sobre a ação de uma melhoria no posto de trabalho do setor. Ora, quando bem estruturado, o posto de trabalho, traz agilidade em suas operações, qualidade no processo e conforto ao operador condutor da atividade. O setor de gestão da qualidade entra em ação após ser acionado para contribuir com o melhor desempenho da tarefa de envio dos produtos acabados para o departamento de transporte. A postura do operador será analisada com os sistemas OWAS e RULA, buscando compreender qual método é o mais adequado. Os sistemas de análises apresentam suas vantagens para cada tipo de cenário, por isso a importância de conhecer o objetivo do estudo. O uso de tempos predeterminados para identificar o tempo de execução dessa operação será aplicado através do método MTM (Methods Time Measurement), o mais comum entre as organizações. Diante disso, o tempo da operação foi reduzido em alguns minutos e a reorganização do posto de trabalho foi cedida pela direção da empresa para que o objetivo pudesse ser alcançado.
Palavras-chave: Análise postural
Tempos predeterminados
Posto de trabalho
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1379
Aparece nas coleções:Engenharia de Produção - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alicya Ellen Bezerra Sousa.pdf2.49 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.