Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1387
Título: O processo de implementação de um sistema ESG em uma construtora
Autor(es): DIAS, Flaviene Morais
Orientador: GERHARD, Felipe
Data do documento: 2022-07-07
Citação: DIAS, F. M. O processo de implementação de um sistema ESG em uma construtora. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Curso de Administração, Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2022.
Resumo: O presente estudo objetiva analisar as propriedades e características de políticas de ESG (meio ambiente, social e governança) em uma construtora. Para tal, foi realizado um estudo de natureza qualitativa de fins exploratórios em uma empresa do ramo de construção civil. O estudo foi dividido em duas pesquisas, realizadas de forma concomitante, quais sejam: observação participante e entrevista estruturada. No primeiro estudo, de caráter imersivo, a pesquisadora acompanhou as ações organizacionais no contexto de pesquisa por seis meses. No segundo estudo, realizado por meio de entrevistas estruturadas, foram coletadas informações de 12 colaboradores, as quais foram analisadas através do software Iramuteq. Como principais descoberta, observamos que a implementação e execução de políticas ESG dentro de uma organização é um processo em que todas as partes da empresa devem estar envolvidas e alinhadas. Ademais, é nas pequenas atividades do dia a dia da empresa que é possível se adequar às ideias de responsabilidade socioambiental e governança. Ao final, as limitações e as sugestões de pesquisas futuras são apresentadas.
Palavras-chave: Políticas ESG
Meio ambiente
Social
Governança
Construção civil
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1387
Aparece nas coleções:Administração (EaD) - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC FLAVIENE MORAIS DIAS.pdfTCC FLAVIENE MORAIS DIAS350.97 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.