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dc.contributor.advisorMARINHO, Luciana Freire de Lima-
dc.contributor.authorFERREIRA, Lucas Sebe-
dc.date.accessioned2022-11-17T21:49:07Z-
dc.date.available2022-11-17T21:49:07Z-
dc.date.issued2022-07-08-
dc.identifier.citationFERREIRA, L. S. Revisão sistemática do conceito de employer branding – uma relação entre o Marketing e a gestão de Recursos Humanos. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Curso de Administração, Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1388-
dc.description.abstractO presente artigo objetiva analisar de forma sistemática os artigos científicos que abordam os conceitos de marketing e employer branding, sob os parâmetros da bibliometria e da análise de conteúdo. Para seleção dos estudos que constroem essa narrativa, foi realizada uma revisão sistemática de literatura associando a palavra employer branding e marketing, utilizando as bases de dados Scopus e Web of Science. A mostra é composta por 34 artigos, base para o desenvolvimento do esboço de linhas de pesquisa de employer branding e marketing, servindo de esteio a academia enquanto reflexão para definição de novos debates. Alimentando, ainda, a autocrítica para o desenvolvimento de modelos de gestão estratégica de recursos humanos para captação e retenção de funcionários talentosos. Foram estabelecidas quatro linhas de pesquisa, que abordam: 1 - employer branding e as práticas de gestão de recursos humanos voltadas a captação e retenção funcionário; 2 - estudo da imagem do employer branding; 3 - participação das diversas áreas da organização na construção do employer branding; e 4 - fatores determinantes de sucesso do employer branding. Conclui-se a importância do employer branding dentro das organizações, os achados sobre o que está sendo feito para gerir esses talentos e a sua relação com as outras áreas da empresa, além da falta de trabalhos relevantes sobre esse tema.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEmployer Brandingpt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectGestão de Talentospt_BR
dc.titleRevisão sistemática do conceito de employer branding – uma relação entre o Marketing e a gestão de Recursos Humanospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.title.inglesSystematic review of the employer branding concept – a relationship between Marketing and Human Resource managementpt_BR
dc.description.resumo_abstractThis paper aims to systematically analyze the scientific articles that address the concepts of marketing and employer branding with the parameters of bibliometrics and content analysis. A systematic literature review was carried out associating the word employer branding and marketing, using the Scopus and Web of Science databases to select the researchers that build this narrative. A total of 34 articles were researched, serving as a basis for the development of the outline of lines of research on employer branding and marketing and as a mainstay for the academy as a reflection for defining new debates. Helping still the self-criticism for the development of models of strategic management of human resources for attracting and retaining talented employees. Four lines of research were established, which include: 1 - employer branding and human resources management practices aimed at attracting and retaining employees; 2 - study of the employer branding image; 3 - participation of the different areas of the organization in the construction of employer branding; and 4 - determinant factors of employer branding success. It concluded the importance of employer branding within organizations, the findings on what is being done to manage these talents and their relationship with other areas of the company, in addition to the lack of relevant works on this topic.pt_BR
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