Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1389
Título : Tecnologias de informação na contabilidade gerencial para a tomada de decisão: uma revisão de literatura
Autor : XAVIER, Maurison Sérgio Gadelha
metadata.dc.contributor.advisor: Nascimento, Karla Angélica Silva do
Fecha de publicación : 2022-07-04
Citación : XAVIER, M. S. G. Tecnologias de informação na contabilidade gerencial para a tomada de decisão: uma revisão de literatura. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Curso de Administração, Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2022.
Resumen : O presente trabalho teve como objetivo identificar na contabilidade gerencial, a partir de uma revisão de literatura, as tecnologias de informação e comunicação que contribuem na tomada de decisão nas organizações. Inicialmente, foi necessário apresentar uma breve história da contabilidade. Dessa ação, constatou-se que as mudanças e as novas tecnologias sempre influenciaram na atuação dos profissionais de contábeis. O estudo é de natureza aplicada, com abordagem qualitativa. Para tanto, foi realizada uma revisão de literatura, por meio de uma busca de artigos publicados entre 2017 a 2021 em acervos eletrônicos de publicações acadêmicas, especificamente no SciELO e Periódicos CAPES, que realizaram um estudo exploratório sobre tecnologias de informação e comunicação que contribuem na tomada de decisão e no atendimento à contabilidade gerencial e o fisco. Assim, analisou-se a forma e a aplicabilidade de softwares, tendo em vista que um gestor precisa encontrar a melhor maneira para utilizá-los. A análise dos artigos selecionados comprovou que o aprimoramento da atividade gerencial se tornou fundamental para a implementação de ferramentas tecnológicas, sofisticadas e integradas ao ambiente da contabilidade. Pode-se ainda notar a importância da informática na evolução das técnicas contábeis, bem como conhecer as características que um Sistema de Informação deve ter para desenvolver um bom papel na contabilidade. Por fim, constatou-se que a tecnologia e sistemas de informação influenciaram diversas áreas da sociedade, mas, na contabilidade, evidencia-se muitas modificações na forma de desempenhar suas atividades, como foi o caso do sistema SPED de escrituração.
Palabras clave : Sistemas de informação
Contabilidade gerencial
Tomada de decisão
URI : https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1389
Aparece en las colecciones: Administração (EaD) - Trabalhos de Conclusão de Curso

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC MAURISON SÉRGIO GADELHA XAVIER.pdfTCC MAURISON SÉRGIO GADELHA XAVIER360.55 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.