Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1390
Título: Estudo paramétrico de lajes maciças em concreto armado
Autor(es): FARIAS, Emérson Juarez Ribeiro Martins
Orientador: ROSENDO SOBRINHO, Francisco
Data do documento: 2022-06-18
Citação: FARIAS, Emérson Juarez Ribeiro Martins. Estudo paramétrico de lajes maciças em concreto armado. 2022. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Centro Universitário Christus. Fortaleza, 2022.
Resumo: No dimensionamento de estruturas em concreto armado, a experiência no manuseio de parâmetros e variáveis envolvidas nas etapas de projeto é sem dúvida um fator importante na concepção do melhor modelo estrutural para uma edificação, aliando características como segurança e economia. É papel do calculista definir qual tipo de laje se compatibiliza mais ao projeto, sejam por fatores econômicos ou técnicos. As lajes maciças em concreto armado são objeto de estudo neste trabalho, onde por meio de um estudo paramétrico serão analisados os resultados para o dimensionamento conforme atendimento ao Estado limite último e Estado limite serviço, preconizados na NBR 6118 (ABNT, 2014). A análise paramétrica visa observar o comportamento de parâmetros de projeto no processo de dimensionamento de lajes maciças e tanto o dimensionamento quanto a análise serão feitos com a criação e utilização de planilha eletrônica no Excel. Foram elencados os parâmetros de análise e definidas 4 análises, a ideia é que por meio dos resultados se obtenha uma sensibilidade no processo de dimensionamento. Para obtenção de resultados plausíveis, foram considerados modelos genéricos de lajes que apresentam características comuns às lajes projetadas na realidade e os resultados obtidos mediante a parametrização do vão demonstraram situações já esperadas que podem promover uma sensibilidade e percepção maior das vantagens e desvantagens do uso de lajes maciças, dependendo do vão a ser vencido.
Palavras-chave: Análise paramétrica
Dimensionamento
Estados limites
Lajes maciças
Parâmetros
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1390
Aparece nas coleções:Engenharia Civil - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Emérson Juarez Ribeiro Martins Farias.pdf3.28 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.