Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1391
Title: Comparativo no uso de lajes maciças e nervuradas unidirecionais em edificações residenciais unifamiliares
Authors: CARVALHO, Isaac Oliveira de
metadata.dc.contributor.advisor: ROSENDO SOBRINHO, Francisco
Issue Date: 2022-06-18
Citation: CARVALHO, Isaac Oliveira de. Comparativo no uso de lajes maciças e nervuradas unidirecionais em edificações residenciais unifamiliares. 2022. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Centro Universitário Christus. Fortaleza, 2022.
Abstract: No contexto da engenharia civil do Brasil é evidente o apelo ao concreto armado. Grande parte das edificações são executadas com esse material. Diante disso, se destacam as lajes maciças e as nervuradas unidirecionais. Elas são dois tipos de soluções estruturais de lajes em concreto armado amplamente utilizadas. Por esse fato, é evidente a importância de um estudo comparativo entre esses dois tipos de lajes. Para cada solução estrutural foi pré-dimensionada uma seção a ser realizado o dimensionamento. Foram utilizadas as definições normativas presentes na NBR 6118:2014 e na NBR 6120:2019 para determinação de aspectos, como carregamento, combinação de ações, momento fletor, área de aço, deflexão, dentre outros. Além disso, o software Excel foi utilizado como auxílio para os cálculos. De acordo com os resultados obtidos, as seções foram alteradas a fim de determinar a seção mais econômica que garantia a segurança estrutural. Após isso, os resultados das duas soluções escolhidas foram comparadas. Foi observado que a laje nervurada proporcionou a redução do momento fletor e da deflexão em comparação à laje maciça, além de economia no volume de concreto e no peso de aço. Portanto, a solução com nervuras apresentou ser a mais adequada, dentre as duas, para o caso em estudo.
Keywords: Concreto Armado
Laje Maciça
Laje nervurada
Estruturas
Comparativo
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1391
Appears in Collections:Engenharia Civil - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Isaac Oliveira de Carvalho.pdf1.97 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.