Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1396
Título: Unidade de acolhimento institucional infantil na cidade de Fortaleza-CE
Autor(es): CAMPELO, Samantha Firmino
Orientador: LINS, Deborah Martins de Oliveira
Data do documento: 2022-06-22
Citação: CAMPELO, Samantha Firmino. Unidade de acolhimento institucional infantil na cidade de Fortaleza-CE. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Arquitetura e Urbanismo). Centro Universitário Christus. Fortaleza. 2022.
Resumo: Crianças e adolescentes são assegurados de direitos por diversas leis, porém, ainda assim são constatados inúmeros casos de violação a esses direitos. Além disso muitos se encontram na situação de serem rejeitados pelos pais ou tornado-se orfãos por tragédias. Ocasionando assim numa demanda constante de ações para assegurar as necessidades desses indivíduos, sendo uma delas o acolhimento institucional. Infelizmente as edificações que desempenham essa função não são construídas especificamente para tal, portanto não oferecem as características do habitar de qualidade para esses pequenos nessas situações tão delicadas. Considerando essa problemática, identificou-se a necessidade de propor um abrigo institucional na cidade de Fortaleza-CE que possa ofertar de fato um habitar de qualidade. A proposta baseou-se em estudos de referencial teórico e projetual com o intuito de compreender tanto o que a legislação estabelece quanto as necessidades reais do cotidiano no abrigo. São justamente essas necessidades que nortearam as decisões e soluções projetuais que seguiram o objetivo de alcançar a segurança, o respeito, o senso de pertencimento e a diversão, características essenciais para o acolhimento e desenvolvimento do público-alvo.
Palavras-chave: Crianças
Adolescentes
Orfão
Acolhimento institucional
Abrigo
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1396
Aparece nas coleções:Arquitetura e Urbanismo - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Samantha Firmino Campelo.pdf28.16 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.