Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1399
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | FERREIRA, Mara Aguiar | - |
dc.contributor.author | LEITE, Regina Cláudia Santos Assunção | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-12T16:17:56Z | - |
dc.date.available | 2022-12-12T16:17:56Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | LEITE, Regina Cláudia Santos Assunção. O brincar e o desenvolvimento cognitivo na primeira infância: uma revisão integrativa. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Curso de Psicologia, Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1399 | - |
dc.description.abstract | O desenvolvimento cognitivo na primeira infância de crianças de zero a seis anos é impactado diretamente pela qualidade de vida do infante nesse período, havendo a concordância de que a brincadeira seja uma das principais ferramentas para esse progresso. Este estudo teve como objetivo analisar as relações entre o brincar e o desenvolvimento cognitivo na primeira infância, discutindo o papel do brincar no processo de desenvolvimento infantil a partir de estudos presentes na literatura científica por meio de uma Revisão Integrativa. Foi realizada a busca dos artigos nas bases de dados BVS e no Portal de periódicos da CAPES por meio dos descritores: “Brincar” AND “Desenvolvimento Infantil”. Foram localizados 10 artigos após aplicação de critérios de inclusão e exclusão, publicados entre 2012 e 2022, sendo 60% da área da Educação, 30% da Psicologia e 10% da Neurociência. Os conteúdos dos artigos abrangem a análise do brincar no ambiente escolar da Educação Infantil, as interações entre crianças e professores e o uso do brincar como avaliação de desenvolvimento, ressaltando os avanços cognitivos em cada etapa de desenvolvimento e a importância de se utilizar o brincar como ferramenta de aprendizagem. A partir da enumeração de artigos que relacionam o brincar ao desenvolvimento cognitivo de infantes na atualidade, esse estudo observou que a maioria das pesquisas se desenvolve em meio escolar e que a presença de adultos é um estímulo para brincadeira, sendo elucidada a necessidade de aprofundamento em pesquisas de campo futuras sobre alguns tópicos levantados neste trabalho. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Brincar | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento Infantil | pt_BR |
dc.subject | Primeira Infância | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento Cognitivo | pt_BR |
dc.title | O brincar e o desenvolvimento cognitivo na primeira infância: uma revisão integrativa | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.title.ingles | Playing and cognitive development in early childhood: an integrative review | pt_BR |
dc.description.resumo_abstract | Cognitive development in early childhood of children aged zero to six years is directly impacted by the infant's quality of life in this period, with agreement that play is one of the main tools for this progress. This study aimed to analyze the relationship between playing and cognitive development in early childhood, discussing the role of playing in the child development process based on studies present in the scientific literature through an Integrative Review. A search for articles was carried out in the BVS databases and in the CAPES Journal Portal using the descriptors: “Brincar” AND “Desenvolvimento Infantil”. After application of inclusion and exclusion criteria, 10 articles were located, published between 2012 and 2022, with 60% from the Education area, 30% from Psychology and 10% from Neuroscience. The contents of the articles cover the analysis of playing in the school environment of Early Childhood Education, the interactions between children and teachers and the use of playing as a developmental assessment, highlighting the cognitive advances in each stage of development and the importance of using playing as a learning tool. From the enumeration of articles that relate play to the cognitive development of infants today, this study observed that most research is carried out in schools and that the presence of adults is a stimulus for play, with the need for deepening in depth being elucidated future field research on some topics raised in this work. | pt_BR |
Appears in Collections: | Psicologia - Trabalhos de Conclusão de Curso - Campus PARQUE ECOLÓGICO |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
REGINA CLÁUDIA SANTOS ASSUNÇÃO LEITE.pdf | 685.54 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.