Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1399
Título : O brincar e o desenvolvimento cognitivo na primeira infância: uma revisão integrativa
Autor : LEITE, Regina Cláudia Santos Assunção
metadata.dc.contributor.advisor: FERREIRA, Mara Aguiar
Fecha de publicación : 2022
Citación : LEITE, Regina Cláudia Santos Assunção. O brincar e o desenvolvimento cognitivo na primeira infância: uma revisão integrativa. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Curso de Psicologia, Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2022.
Resumen : O desenvolvimento cognitivo na primeira infância de crianças de zero a seis anos é impactado diretamente pela qualidade de vida do infante nesse período, havendo a concordância de que a brincadeira seja uma das principais ferramentas para esse progresso. Este estudo teve como objetivo analisar as relações entre o brincar e o desenvolvimento cognitivo na primeira infância, discutindo o papel do brincar no processo de desenvolvimento infantil a partir de estudos presentes na literatura científica por meio de uma Revisão Integrativa. Foi realizada a busca dos artigos nas bases de dados BVS e no Portal de periódicos da CAPES por meio dos descritores: “Brincar” AND “Desenvolvimento Infantil”. Foram localizados 10 artigos após aplicação de critérios de inclusão e exclusão, publicados entre 2012 e 2022, sendo 60% da área da Educação, 30% da Psicologia e 10% da Neurociência. Os conteúdos dos artigos abrangem a análise do brincar no ambiente escolar da Educação Infantil, as interações entre crianças e professores e o uso do brincar como avaliação de desenvolvimento, ressaltando os avanços cognitivos em cada etapa de desenvolvimento e a importância de se utilizar o brincar como ferramenta de aprendizagem. A partir da enumeração de artigos que relacionam o brincar ao desenvolvimento cognitivo de infantes na atualidade, esse estudo observou que a maioria das pesquisas se desenvolve em meio escolar e que a presença de adultos é um estímulo para brincadeira, sendo elucidada a necessidade de aprofundamento em pesquisas de campo futuras sobre alguns tópicos levantados neste trabalho.
Palabras clave : Brincar
Desenvolvimento Infantil
Primeira Infância
Desenvolvimento Cognitivo
URI : https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1399
Aparece en las colecciones: Psicologia - Trabalhos de Conclusão de Curso - Campus PARQUE ECOLÓGICO

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
REGINA CLÁUDIA SANTOS ASSUNÇÃO LEITE.pdf685.54 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.