Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1400
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BENÍCIO, Luís Fernando de Souza | - |
dc.contributor.author | RIBEIRO, Karisia Pinheiro | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-12T16:19:05Z | - |
dc.date.available | 2022-12-12T16:19:05Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Karisia Pinheiro. Cuidados à primeira infância: práticas adotadas no programa cresça com seu filho/criança feliz. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Curso de Psicologia, Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1400 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo teve como propósito principal analisar as práticas adotadas no Programa Cresça com Seu Filho/Criança Feliz, da Prefeitura de Fortaleza. A discussão aconteceu no campo da Psicologia e sua interface com os estudos do Desenvolvimento Infantil, de cuidados e atenção à primeira infância. Nesse cenário, o Estado do Ceará, em 2013, lança o Programa Cresça com seu Filho, através do Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPIF), com o propósito de priorizar o desenvolvimento infantil através de atividades voltadas ao fortalecimento dos vínculos familiares nos ambientes onde as crianças se encontram mais expostas à vulnerabilidade, estimulando e potencializando capacidade, conhecimentos e habilidades das mães, pais e cuidadores. Por se tratar de um programa relativamente recente e, por conseguinte, com um número pequeno de publicações no meio acadêmico, a proposta foi contribuir com o conhecimento científico, uma vez que amplia as discussões contemporâneas acerca da temática, refletindo o interesse na primeira infância e fomentando a implementação de políticas públicas focadas para tal realidade. Desse modo, pretendeu identificar as estratégias de cuidado à primeira infância que são adotadas no Programa Cresça com seu Filho/Criança Feliz. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Primeira infância | pt_BR |
dc.subject | Cuidados | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento infantil | pt_BR |
dc.title | Cuidados à primeira infância: práticas adotadas no programa cresça com seu filho/criança feliz | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.title.ingles | Early childhood care: practices adopted in the grow with your son/happy child program | pt_BR |
dc.description.resumo_abstract | The main purpose of this study was to analyze the practices adopted in the Program Grow with Your Son/Happy Child, of the City Hall of Fortaleza. The discussion took place in the field of Psychology and its interface with the studies of Child Development, care and attention to early childhood. In this scenario, the State of Ceará, in 2013, launches the Program Grow with Your Child, through the Municipal Plan for Early Childhood (PMPIF), with the purpose of prioritizing child development through activities aimed at strengthening family ties in environments where children are more exposed to vulnerability, stimulating and enhancing the capacity, knowledge and skills of mothers , parents and caregivers. Because it is a relatively recent program and, therefore, with a small number of publications in the academic environment, the proposal was to contribute to scientific knowledge, since it broadens contemporary discussions on the subject, reflecting the interest in early childhood and encouraging the implementation of public policies focused on this reality. Thus, it intended to identify the early childhood care strategies adopted in the Grow with Your Child/Happy Child Program. | pt_BR |
Appears in Collections: | Psicologia - Trabalhos de Conclusão de Curso - Campus PARQUE ECOLÓGICO |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
KARISIA PINHEIRO RIBEIRO.pdf | 297.34 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.