Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1400
Título: Cuidados à primeira infância: práticas adotadas no programa cresça com seu filho/criança feliz
Autor(es): RIBEIRO, Karisia Pinheiro
Orientador: BENÍCIO, Luís Fernando de Souza
Data do documento: 2022
Citação: RIBEIRO, Karisia Pinheiro. Cuidados à primeira infância: práticas adotadas no programa cresça com seu filho/criança feliz. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Curso de Psicologia, Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2022.
Resumo: O presente estudo teve como propósito principal analisar as práticas adotadas no Programa Cresça com Seu Filho/Criança Feliz, da Prefeitura de Fortaleza. A discussão aconteceu no campo da Psicologia e sua interface com os estudos do Desenvolvimento Infantil, de cuidados e atenção à primeira infância. Nesse cenário, o Estado do Ceará, em 2013, lança o Programa Cresça com seu Filho, através do Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPIF), com o propósito de priorizar o desenvolvimento infantil através de atividades voltadas ao fortalecimento dos vínculos familiares nos ambientes onde as crianças se encontram mais expostas à vulnerabilidade, estimulando e potencializando capacidade, conhecimentos e habilidades das mães, pais e cuidadores. Por se tratar de um programa relativamente recente e, por conseguinte, com um número pequeno de publicações no meio acadêmico, a proposta foi contribuir com o conhecimento científico, uma vez que amplia as discussões contemporâneas acerca da temática, refletindo o interesse na primeira infância e fomentando a implementação de políticas públicas focadas para tal realidade. Desse modo, pretendeu identificar as estratégias de cuidado à primeira infância que são adotadas no Programa Cresça com seu Filho/Criança Feliz.
Palavras-chave: Primeira infância
Cuidados
Desenvolvimento infantil
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1400
Aparece nas coleções:Psicologia - Trabalhos de Conclusão de Curso - Campus PARQUE ECOLÓGICO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KARISIA PINHEIRO RIBEIRO.pdf297.34 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.