Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1402
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | NOGUEIRA, Wládia Guimarães Pereira | - |
dc.contributor.author | GOMES, Cristiano Nogueira | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-16T15:13:44Z | - |
dc.date.available | 2022-12-16T15:13:44Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | GOMES, Cristiano Nogueira. Vulnerabilidades psicossociais de jovens que não estudam e não trabalham: uma revisão integrativa. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Curso de Psicologia, Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1402 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho teve como objetivo analisar de que forma a vulnerabilidade psicossocial influencia a juventude que não estuda e não trabalha. Para tanto, foi realizada uma revisão de literatura do tipo integrativa - que consiste em uma síntese de diversos estudos e conceitos por meio de etapas definidas de seleção e avaliação de estudos - sobre artigos que discutem a temática, de modo a observar não só as definições dos termos jovens “nem-nem” e vulnerabilidade social, mas em quais teorias os autores se debruçam sobre esse aspecto conceitual e quais aproximações e distanciamentos dos nossos objetivos podem vislumbrar. Para tal propósito, investigaram-se os descritores “jovens nem-nem”, “jovens e vulnerabilidade social”, “jovens e políticas públicas”, nas bases de dados Periódicos Eletrônicos de Psicologia(PePSIC), SciELO – Scientific Electronic Library Online (Brasil), Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Por meio da leitura e análise de conteúdo dos textos foram selecionados 29 artigos e dividindo-os em três categorias conceituais foram abordados e discutidos o aspecto multifacetado da vulnerabilidade psicossocial; a relação entre vulnerabilidade e juventude e as possíveis soluções em políticas públicas para o enfrentamento dessa condição entre os jovens. Na presente pesquisa não se pretendeu esgotar a discussão sobre o conceito de jovem em vulnerabilidade psicossocial, mas trazer um panorama mais crítico do que se tem produzido na literatura recente quanto a essa temática. Com isso, aponta-se a necessidade de profundas e sérias mudanças na formulação de políticas públicas voltadas aos jovens em situação de vulnerabilidade, principalmente respeitando a subjetividade por meio da escuta, do apoio e o acolhimento não apenas da área da Psicologia, mas de todos os profissionais ligados à saúde mental, à cidadania e aos direitos humanos. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Jovens | pt_BR |
dc.subject | Vulnerabilidade Psicossocial | pt_BR |
dc.subject | Políticas Públicas | pt_BR |
dc.title | Vulnerabilidades psicossociais de jovens que não estudam e não trabalham: uma revisão integrativa | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.title.ingles | Psychosocial vulnerabilities of young people who do not study and do not work: an integrative review | pt_BR |
dc.description.resumo_abstract | The present work aimed to analyze how psychosocial vulnerability influences young people who do not study and do not work. For that, an integrative literature review was carried out - which consists of a synthesis of several studies and concepts through defined stages of selection and evaluation of studies - on articles that discuss the theme, in order to observe not only the definitions of the terms “nem-nem” and social vulnerability, but in which theories the authors focus on this conceptual aspect and which approximations and distances from our objectives can be glimpsed. For this purpose, the descriptors "young people and social vulnerability", "young people and public policies", were investigated in the databases Periódicos Eletrônicos de Psicologia (PePSIC), SciELO - Scientific Electronic Library Online (Brazil ), Journal Portal of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES). Through reading and content analysis of the texts, 29 articles were selected and divided into three conceptual categories, the multifaceted aspect of psychosocial vulnerability was approached and discussed; the relationship between vulnerability and youth and possible solutions in public policies to face this condition among young people. In this research, it was not intended to exhaust the discussion on the concept of young people in psychosocial vulnerability, but to bring a more critical overview of what has been produced in the recent literature regarding this theme. With this, the need for deep and serious changes is pointed out in the formulation of public policies aimed at young people in vulnerable situations, mainly respecting subjectivity through listening, support and acceptance not only from the field of Psychology, but from all professionals linked to mental health, citizenship and human rights. | pt_BR |
Appears in Collections: | Psicologia - Trabalhos de Conclusão de Curso - Campus PARQUE ECOLÓGICO |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CRISTIANO NOGUEIRA GOMES.pdf | 454.66 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.