Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1403
Título : Dependência emocional: uma perspectiva cognitivo-comportamental a partir da Teoria do Apego e dos Esquemas Iniciais Desadaptativos (EIDS)
Autor : DIAS, Antônia Grazianne Ferreira
metadata.dc.contributor.advisor: LUCENA, Bárbara Braga de
Fecha de publicación : 2022
Citación : DIAS, Antônia Grazianne Ferreira. Dependência emocional: uma perspectiva cognitivo-comportamental a partir da Teoria do Apego e dos Esquemas Iniciais Desadaptativos (EIDS). 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Curso de Psicologia, Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2022.
Resumen : A Dependência Emocional (DE) é caracterizada por demandas afetivas insatisfeitas e comportamentos de atenção e cuidado exagerados para com o outro em relacionamentos amorosos. Os estilos de apego e os Esquemas Iniciais Desadaptativos (EIDs) podem influenciar no quadro de DE. O objetivo deste estudo foi identificar a relação entre os estilos de apego e os EIDs na manutenção da DE em relacionamentos amorosos. Para tanto, foi realizada uma revisão integrativa de artigos publicados nas bases de dados reunidas na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Scientific Electronic Library Online (SciELO), Latin American and Caribbean Health Science Literature (Lilacs) e PubMed. Foram utilizados dois eixos com os descritores: Dependência Psicológica (“Psychological Dependence”), OR “Dependência Emocional” (“Emotional Dependency”) AND “Apego” (“Attachment”). Dependência Psicológica (“Psychological Dependence”), OR “Dependência Emocional” (“Emotional Dependency”), AND Esquemas Iniciais Desadaptativos (“Early Maladaptative Schemas”) OR “Esquemas” (“Schemas”). Inicialmente foram encontrados 356 estudos, após análise e leitura dos resumos, foram incluídos 11 estudos nesta revisão. Os resultados mostraram que o tipo de apego ansioso-ambivalente e o esquema de desconfiança/abuso são característicos do indivíduo com DE, sendo também comum que este apresente crenças centrais de desamor, desamparo e desvalor, além da possível existência de distorção cognitiva da falácia da mudança. O vínculo estabelecido com o cuidador principal durante a infância e adolescência influencia na forma como o indivíduo irá estabelecer relações futuras. Experiências de vínculos instáveis e que não proporcionam proteção, segurança e conforto podem contribuir no desenvolvimento e manutenção da DE.
Palabras clave : Dependência Emocional
Estilos de apego
Esquemas Iniciais Desadaptativos (EIDs)
URI : https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1403
Aparece en las colecciones: Psicologia - Trabalhos de Conclusão de Curso - Campus PARQUE ECOLÓGICO

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ANTÔNIA GRAZIANNE FERREIRA DIAS.pdf335.92 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.