Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1404
Título : Considerações sobre a espiritualidade e sua relação com o processo de individuação a partir da psicologia analítica
Autor : MARINHO, Fabíola Fortuna Pereira
metadata.dc.contributor.advisor: SIQUEIRA, Felipe Queiroz
Fecha de publicación : 2022
Citación : MARINHO, Fabíola Fortuna Pereira. Considerações sobre a espiritualidade e sua relação com o processo de individuação a partir da psicologia analítica. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Curso de Psicologia, Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2022.
Resumen : O presente trabalho teve como objetivo realizar uma revisão bibliográfica no sentido de compreender a importância da espiritualidade e sua relação com o processo de individuação a partir da Psicologia Analítica. O método utilizado na investigação foi uma revisão bibliográfica. Entendida a partir de como Jung conceituava religião e religiosidade, a espiritualidade é compreendida por meio da perspectiva arquetípica por considerar os eventos da existência baseados numa experiência simbólica que se relaciona diretamente com o processo de individuação. Neste, os símbolos buscam a totalidade do Self em função do Arquétipo Central, também conhecido por Deus nas religiões. Para Jung, a religião é definida a partir de religere, se complementando, pois, com o que Rudolf Otto descreveu sobre o numinoso. Numa vivência numinosa, o indivíduo experiencia uma transformação profunda na consciência, devido à disponibilidade de ser impactado por conteúdos do inconsciente. Considerada uma psicologia da experiência religiosa, não relaciona a religião a uma determinada profissão de fé religiosa, mas à mudança de consciência pelo contato com o numinoso. O processo de individuação e a dinâmica da psicoterapia se efetua como mediadora da transformação que dele provém. Concluiu-se que a espiritualidade promove crescimento quando opera como via para a transformação da atitude consciente, refletindo, dessa forma, na individuação. Por fim, abordou-se sobre a necessidade da realização de outras pesquisas nesta área.
Palabras clave : Religiosidade
Espiritualidade
Psicologia Analítica
Individuação
Psicoterapia
URI : https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1404
Aparece en las colecciones: Psicologia - Trabalhos de Conclusão de Curso - Campus PARQUE ECOLÓGICO

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
FABIOLA FORTUNA PEREIRA MARINHO.pdf512.45 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.