Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1405
Título : No limiar da dor: um estudo teórico acerca da relação entre experiências dolorosas e fibromialgia
Autor : CORDEIRO, Andressa Lima
metadata.dc.contributor.advisor: LOPES JÚNIOR, Antônio Dário
Fecha de publicación : 2022
Citación : CORDEIRO, Andressa Lima. No limiar da dor: um estudo teórico acerca da relação entre experiências dolorosas e fibromialgia. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Curso de Psicologia, Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2022.
Resumen : A Fibromialgia se caracteriza enquanto uma condição de dor crônica primária, generalizada e difusa, que afeta pelo menos 4 das 5 regiões do corpo. A prevalência de 30% a 50% de pacientes com queixas referentes ao acometimento por queixas dolorosas que buscam o Sistema Único de Saúde (SUS), enfatizam a relevância do estudo. São acometidos por esta condição de saúde cerca de 2,5% da população global, havendo uma prevalência de acometimento desta categoria diagnóstica em individuos do sexo feminino, além disso, a doença acomete, em sua maioria, pessoas entre 30 e 50 anos. A presente pesquisa se propôs a responder a pergunta “De que forma a ampliação do entendimento da dor nos possibilita compreender a fibromialgia?”. Para alcançar estes propósitos foi utilizado como ferramenta o modelo de pesquisa bibliográfica de revisão narrativa, que consiste em um procedimento mais flexível de coleta de dados em fontes bibliográficas. Os resultados em voga foram categorizados em: A História, que buscou fazer uma construção de uma linha cronológica acerca deste fenômeno, com um intuito de explicar e contextualizar a doença, desta forma, para contemplar o que se propôs, a categoria foi dividida nos seguintes subtópicos: A confusão diagnóstica; A busca da nomenclatura e o estabelecimento de critérios diagnósticos e tratamento. Seguimos com a discussão a respeito da multidimensionalidade da dor onde foi exposta às mudanças do conceito de dor, durante o tempo, e como este, atualmente é caracterizado como fator multifacetado e que envolve o olhar biopsicossocial sobre ele. Como última categoria temos a construção de fatores que reverberam em impactos psicológicos desta vivência na vida dos sujeitos, levando o nome de Impactos psicológicos. Constatou-se, logo no início da pesquisa, a escassez de trabalhos que abordassem os cuidados a pacientes acometidos pelo diagnóstico de Fibromialgia de maneira a envolver as repercussões. Conclui-se, portanto, que as dores fibromiálgicas são um fenômeno multifacetado que requer um olhar holístico diante do sujeito.
Palabras clave : Fibromialgia
Dor crônica
Integralidade do Cuidado
URI : https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1405
Aparece en las colecciones: Psicologia - Trabalhos de Conclusão de Curso - Campus PARQUE ECOLÓGICO

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ANDRESSA LIMA CORDEIRO.pdf253.44 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.