Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1406
Title: Estresse e trabalho gerencial: um estudo de caso com gestores intermediários de uma empresa do segmento de energia solar.
Authors: PEREIRA, Renata Kelly Siqueira
metadata.dc.contributor.advisor: FERREIRA, Mara Aguiar
Issue Date: 2022
Abstract: Os estudos sobre estresse se iniciam por volta do ano de 1936, quando o médico Hans Selye iniciou pesquisas sobre a chamada “síndrome geral de adaptação”. O estresse ocupacional é o resultado da relação entre as imposições de que o trabalho dispõe e do conjunto de habilidades que o trabalhador possui para enfrentar essa situação. Diante do exposto, esta pesquisa objetivou analisar a ocorrência de estresse na vivência laboral de gestores intermediários que trabalham em uma empresa do segmento de energia solar, buscando descrever os principais fatores causadores de estresse e compreender o principal indicador causador deste. Desse modo, foi desenvolvida uma pesquisa com delineamento qualitativo, do tipo estudo de caso descritivo e singular com 8 coordenadores que responderam a EET (Escala de Estresse no Trabalho) no formato online, através do google forms. Os dados foram analisados através de estatística descritiva (média). 3 participantes eram do gênero masculino (37,5%) e 5 do gênero feminino (62,5%). No quesito tempo na empresa, 1 coordenador possui menos de 1 ano na empresa (12,5%); 1 coordenador possui entre 1 e 3 anos (12,5%) e 6 coordenadores possuem mais de 3 anos (75%). Já em relação ao tempo no cargo atual, todos os participantes possuem entre 6 meses e 2 anos (100%). De acordo com a análise das médias obtidas a partir da soma dos escores dos itens, demonstrou-se que os principais fatores causadores de estresse foram deficiência na comunicação (6,2), na falta de treinamento para qualificação dos profissionais (6) e grande volume de trabalho (5,6). A partir da pesquisa realizada e dos dados obtidos, percebeu-se que há precedentes para outras pesquisas mais profundas, focando especificamente, por exemplo, no principal indicador de estresse, a deficiência na comunicação. Também é percebido que se pode propor e desenvolver ações que foquem em treinamentos para maior preparação profissional, como por exemplo, uma matriz de treinamentos em que cada novo integrante da organização possa passar por todos os setores e conhecer todos os processos internos.
Description: PEREIRA, Renata Kelly Siqueira. Estresse e trabalho gerencial: um estudo de caso com gestores intermediários de uma empresa do segmento de energia solar. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Curso de Psicologia, Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2022.
Keywords: Estresse
Estresse no trabalho
Gestores intermediários
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1406
Appears in Collections:Psicologia - Trabalhos de Conclusão de Curso - Campus PARQUE ECOLÓGICO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RENATA KELLY SIQUEIRA PEREIRA.pdf744.9 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.