Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1407
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MENEZES, Carlos Eduardo de Souza | - |
dc.contributor.author | MOTA, Luana Maria Queiroga Ponciano | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-19T16:30:45Z | - |
dc.date.available | 2022-12-19T16:30:45Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | MOTA, Luana Maria Queiroga Ponciano. Avaliação do transtorno do déficit de atenção com hiperatividade: Análise das funções executivas entre gêneros a partir do treino de neurofeedback. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Curso de Psicologia, Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1407 | - |
dc.description.abstract | O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico que apresenta como padrão característico a desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade. O TDAH afeta diretamente as Funções Executivas (FE), responsáveis pela regulação de comportamentos sociais e habilidades cognitivas. No contexto clínico, os sintomas podem se apresentar de forma singular em cada paciente, e podemos assim utilizar diversas abordagens para avaliação esses sintomas. Este artigo tem como objetivo analisarmos, através da avaliação das funções executivas realizada por meio de testes psicológicos e do neurofeedback, como os sintomas do TDAH se apresentam nos gêneros masculino e feminino. Foram utilizados os testes psicológicos Span de Dígitos, Cubos de Corsi, Fluência Verbal e Teste dos Cinco Dígitos (FDT). Foi aplicado também um jogo de neurofeedback que adapta o teste de Stroop em uma aplicação interativa através de uma Interface Cérebro-Computador. A ferramenta desenvolvida foi testada com 21 crianças, 11 com o diagnóstico confirmado do TDAH e 10 sem a presença desse transtorno. Através da análise estatística chegamos a conclusões promissoras. Os resultados da análise por neurofeedback encontrou o que se espera na literatura, que demonstra que pacientes com TDAH possuem uma quantidade maior de ondas lentas e menos ondas beta no córtex pré-frontal o que indica baixa estimulação do Sistema nervoso central. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | TDAH | pt_BR |
dc.subject | Interface cérebro-computador | pt_BR |
dc.subject | Funções executivas | pt_BR |
dc.title | Avaliação do transtorno do déficit de atenção com hiperatividade: Análise das funções executivas entre gêneros a partir do treino de neurofeedback | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.title.ingles | Assessment of attention deficit hyperactivity disorder: Analysis of executive functions between genders based on neurofeedback training | pt_BR |
dc.description.resumo_abstract | Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) is a neurobiological disorder that presents as a characteristic pattern of inattention and/or hyperactivity-impulsivity. ADHD directly affects Executive Functions (EF), responsible for regulating social behavior and cognitive skills. In the clinical context, the symptoms can present themselves in a unique way in each patient, and we can therefore use different approaches to evaluate these symptoms. This article aims to analyze, through the evaluation of executive functions performed through psychological tests and neurofeedback, how ADHD symptoms are presented in males and females. Psychological tests Digit Span, Corsi Cubes, Verbal Fluency and Five Digit Test (FDT) were used. A neurofeedback game that adapts the Stroop test in an interactive application was also applied. through a Brain-Computer Interface. a tool developed was tested with 21 children, 11 with a confirmed diagnosis of ADHD and 10 without the presence of this disorder. Through statistical analysis, we come to establish promises. The results of the neurofeedback analysis met what is expected in the literature, which demonstrate that patients with ADHD have a greater amount of slow waves and less beta waves in the prefrontal cortex or which indicate low stimulation of the central nervous system. | pt_BR |
Appears in Collections: | Psicologia - Trabalhos de Conclusão de Curso - Campus PARQUE ECOLÓGICO |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LUANA MARIA QUEIROGA PONCIANO MOTA.pdf | 861.54 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.