Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1407
Título : Avaliação do transtorno do déficit de atenção com hiperatividade: Análise das funções executivas entre gêneros a partir do treino de neurofeedback
Autor : MOTA, Luana Maria Queiroga Ponciano
metadata.dc.contributor.advisor: MENEZES, Carlos Eduardo de Souza
Fecha de publicación : 2022
Citación : MOTA, Luana Maria Queiroga Ponciano. Avaliação do transtorno do déficit de atenção com hiperatividade: Análise das funções executivas entre gêneros a partir do treino de neurofeedback. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Curso de Psicologia, Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2022.
Resumen : O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico que apresenta como padrão característico a desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade. O TDAH afeta diretamente as Funções Executivas (FE), responsáveis pela regulação de comportamentos sociais e habilidades cognitivas. No contexto clínico, os sintomas podem se apresentar de forma singular em cada paciente, e podemos assim utilizar diversas abordagens para avaliação esses sintomas. Este artigo tem como objetivo analisarmos, através da avaliação das funções executivas realizada por meio de testes psicológicos e do neurofeedback, como os sintomas do TDAH se apresentam nos gêneros masculino e feminino. Foram utilizados os testes psicológicos Span de Dígitos, Cubos de Corsi, Fluência Verbal e Teste dos Cinco Dígitos (FDT). Foi aplicado também um jogo de neurofeedback que adapta o teste de Stroop em uma aplicação interativa através de uma Interface Cérebro-Computador. A ferramenta desenvolvida foi testada com 21 crianças, 11 com o diagnóstico confirmado do TDAH e 10 sem a presença desse transtorno. Através da análise estatística chegamos a conclusões promissoras. Os resultados da análise por neurofeedback encontrou o que se espera na literatura, que demonstra que pacientes com TDAH possuem uma quantidade maior de ondas lentas e menos ondas beta no córtex pré-frontal o que indica baixa estimulação do Sistema nervoso central.
Palabras clave : TDAH
Interface cérebro-computador
Funções executivas
URI : https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1407
Aparece en las colecciones: Psicologia - Trabalhos de Conclusão de Curso - Campus PARQUE ECOLÓGICO

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LUANA MARIA QUEIROGA PONCIANO MOTA.pdf861.54 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.