Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1408
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBENÍCIO, Luís Fernando de Souza-
dc.contributor.authorCARDOSO, Bruna Emanuelle Rodrigues-
dc.date.accessioned2022-12-20T11:20:56Z-
dc.date.available2022-12-20T11:20:56Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationCARDOSO, Bruna Emanuelle Rodrigues. “Através do Espelho”: Perfil de usuários e práticas de cuidado experimentadas em um Serviço Escola de Psicologia. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Curso de Psicologia, Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1408-
dc.description.abstractOs serviços-escola de psicologia são equipamentos que propiciam a formação de habilidades profissionais ao funcionar como campo de pesquisa e prática para graduandos, ao passo em que promovem ações voltadas para o benefício da sociedade a partir da assistência em saúde mental. A fim de que o serviço ofertado seja melhor direcionado e possua maior eficácia, é preciso colocar o cliente no centro das estratégias de cuidado e ações de gestão. Para tanto, é preciso conhecê-lo. Desse modo, faz-se necessário compreender quais seriam as características da clientela que chega até o serviço, incluindo o levantamento do perfil de usuários e as queixas principais, e, uma vez tendo maior clareza sobre elas, que possibilidades de cuidado podem surgir como alternativas às demandas e especificidades da população atendida. A pesquisa possui caráter descritivo e documental ao extrair informações e analisar os dados encontrados de formulários de pré-inscrição coletados durante os meses de janeiro a julho de 2022, somando-se uma amostra de 549 indivíduos. Para tanto, foram analisadas as seguintes categorias: faixa etária, modalidade de atendimento, histórico de atendimento prévio e estratificação de risco; Para análise das queixas principais, foi operado o software de dados textuais Iramuteq. Dentre os resultados encontrados estão um maior número de usuários pré-inscritos na faixa etária de 20 a 29 anos, que em sua maioria buscam a modalidade de atendimento de psicoterapia individual (81% da amostra), sendo 50% com histórico de atendimento psicológico prévio. Os tipos de queixas mais frequentes foram ansiedade de sintomas ansiosos, com 204 pessoas e o menos frequente foi violência doméstica com apenas 3 usuários. Tendo em vista a classificação de risco realizada, a maior quantidade de pessoas foram classificadas com risco baixo (150 usuários), e risco moderado (66 usuários). Diante do levantamento das principais queixas facilitado pelo Iramuteq, quatro classes lexicais foram analisadas: 1. autoconhecimento; 2. cotidiano de vida; 3. sofrimento psíquico; 4. propedêutica. A palavra mais recorrente, dentre todas as classes foi “ansiedade”, seguida de “diagnóstico”, “melhor”, “entender”, “depressão”, “medo”, “problema”, “preciso”, “acompanhamento”, “psiquiatra” e “ajuda”. Ante ao exposto, abre-se espaço para pensar e executar novas modalidades de acolhimento e atendimentos dentro do serviço-escola, como psicoterapias breves, plantão psicológico, acolhimento, aconselhamento e triagem estendida. Estas, são capazes de enriquecer a formação por meio da maior possibilidade de atuação dentro da clínica psicológica e do direcionamento do saber para as especificidades que surgem a partir das demandas e particularidades da clientela à medida que apontam possibilidades para um melhor cuidado prestado à comunidade em um serviço-escola.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectServiço escola de psicologiapt_BR
dc.subjectCaracterização da clientelapt_BR
dc.subjectAssistência à saúde mentalpt_BR
dc.title"Através do Espelho”: Perfil de usuários e práticas de cuidado experimentadas em um Serviço Escola de Psicologia.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.title.ingles“Through the Looking Glass”: User Profile and care practices experienced in a psychology School Service.pt_BR
dc.description.resumo_abstractPsychology school-services are instruments that provide the training of professional skills by functioning as a field of research and practice for undergraduates, while promoting actions aimed at benefiting society based on mental health care. In order for the service offered to be better targeted and more effective, it is necessary to place the client at the center of care strategies and management actions. For that, you need to know him. Thus, it is necessary to understand what would be the characteristics of the clientele that arrive at the service, including the survey of the user profile and the main complaints, and, once they are clearer about them, what care possibilities may arise as alternatives to the demands and specificities of the population served. The research has a descriptive and documentary character when extracting information and analyzing the data found from pre-registration forms collected during the months of January to July 2022, adding up to a sample of 549 individuals. For that, the following categories were analyzed: age group, type of care, history of previous care and risk stratification; For the analysis of the main complaints, the Iramuteq textual data software was used. Among the results found are a greater number of pre-registered users in the 20-29 age group, who mostly seek the individual psychotherapy service modality (81% of the sample), 50% with a history of previous psychological care . The most frequent types of complaints were anxiety symptoms, with 204 people and the least frequent was domestic violence with only 3 users. In view of the risk classification performed, the largest number of people were classified as low risk (150 users) and moderate risk (66 users). In view of the survey of the main complaints facilitated by Iramuteq, four lexical classes were analyzed: 1. self-knowledge; 2. everyday life; 3. psychic suffering; 4. propaedeutics. The most recurrent word among all classes was “anxiety”, followed by “diagnosis”, “better”, “understand”, “depression”, “fear”, “problem”, “need”, “follow-up”, “psychiatrist”. ” and “help”. In view of the above, there is room to think and implement new types of reception and care within the school service, such as brief psychotherapies, psychological emergency, reception, counseling and extended screening. These are capable of enriching training through the greater possibility of acting within the psychological clinic and directing knowledge towards the specificities that arise from the demands and particularities of the clientele as they point to possibilities for better care provided to the community in a school service.pt_BR
Appears in Collections:Psicologia - Trabalhos de Conclusão de Curso - Campus PARQUE ECOLÓGICO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BRUNA EMANUELLE RODRIGUES CARDOSO.pdf380.16 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.