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Title: "Através do Espelho”: Perfil de usuários e práticas de cuidado experimentadas em um Serviço Escola de Psicologia.
Authors: CARDOSO, Bruna Emanuelle Rodrigues
metadata.dc.contributor.advisor: BENÍCIO, Luís Fernando de Souza
Issue Date: 2022
Citation: CARDOSO, Bruna Emanuelle Rodrigues. “Através do Espelho”: Perfil de usuários e práticas de cuidado experimentadas em um Serviço Escola de Psicologia. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Curso de Psicologia, Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2022.
Abstract: Os serviços-escola de psicologia são equipamentos que propiciam a formação de habilidades profissionais ao funcionar como campo de pesquisa e prática para graduandos, ao passo em que promovem ações voltadas para o benefício da sociedade a partir da assistência em saúde mental. A fim de que o serviço ofertado seja melhor direcionado e possua maior eficácia, é preciso colocar o cliente no centro das estratégias de cuidado e ações de gestão. Para tanto, é preciso conhecê-lo. Desse modo, faz-se necessário compreender quais seriam as características da clientela que chega até o serviço, incluindo o levantamento do perfil de usuários e as queixas principais, e, uma vez tendo maior clareza sobre elas, que possibilidades de cuidado podem surgir como alternativas às demandas e especificidades da população atendida. A pesquisa possui caráter descritivo e documental ao extrair informações e analisar os dados encontrados de formulários de pré-inscrição coletados durante os meses de janeiro a julho de 2022, somando-se uma amostra de 549 indivíduos. Para tanto, foram analisadas as seguintes categorias: faixa etária, modalidade de atendimento, histórico de atendimento prévio e estratificação de risco; Para análise das queixas principais, foi operado o software de dados textuais Iramuteq. Dentre os resultados encontrados estão um maior número de usuários pré-inscritos na faixa etária de 20 a 29 anos, que em sua maioria buscam a modalidade de atendimento de psicoterapia individual (81% da amostra), sendo 50% com histórico de atendimento psicológico prévio. Os tipos de queixas mais frequentes foram ansiedade de sintomas ansiosos, com 204 pessoas e o menos frequente foi violência doméstica com apenas 3 usuários. Tendo em vista a classificação de risco realizada, a maior quantidade de pessoas foram classificadas com risco baixo (150 usuários), e risco moderado (66 usuários). Diante do levantamento das principais queixas facilitado pelo Iramuteq, quatro classes lexicais foram analisadas: 1. autoconhecimento; 2. cotidiano de vida; 3. sofrimento psíquico; 4. propedêutica. A palavra mais recorrente, dentre todas as classes foi “ansiedade”, seguida de “diagnóstico”, “melhor”, “entender”, “depressão”, “medo”, “problema”, “preciso”, “acompanhamento”, “psiquiatra” e “ajuda”. Ante ao exposto, abre-se espaço para pensar e executar novas modalidades de acolhimento e atendimentos dentro do serviço-escola, como psicoterapias breves, plantão psicológico, acolhimento, aconselhamento e triagem estendida. Estas, são capazes de enriquecer a formação por meio da maior possibilidade de atuação dentro da clínica psicológica e do direcionamento do saber para as especificidades que surgem a partir das demandas e particularidades da clientela à medida que apontam possibilidades para um melhor cuidado prestado à comunidade em um serviço-escola.
Keywords: Serviço escola de psicologia
Caracterização da clientela
Assistência à saúde mental
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1408
Appears in Collections:Psicologia - Trabalhos de Conclusão de Curso - Campus PARQUE ECOLÓGICO

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