Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1409
Título: Intervenções psicoterapêuticas baseadas em evidência para o tratamento do transtorno de ansiedade generalizada: uma revisão integrativa.
Autor(es): SERPA, Bruna Emmanuelly Melo
Orientador: LUCENA, Bárbara Braga de
Data do documento: 2022
Citação: SERPA, Bruna Emmanuelly Melo. Intervenções psicoterapêuticas baseadas em evidência para o tratamento do transtorno de ansiedade generalizada: uma revisão integrativa. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Curso de Psicologia, Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2022.
Resumo: A prática baseada em evidências é um paradigma em saúde que consiste em fornecer a melhor condução clínica, considerando, entre outros elementos, tratamentos com maior sustentação empírica. Com isso, algumas condições clínicas têm sido beneficiadas com a produção de dados baseados em evidência, como o transtorno de ansiedade generalizada (TAG). O TAG pode ser definido como um transtorno psicológico multidimensional que tem como característica principal a antecipação do futuro perigo, podendo apresentar intolerância à incerteza, déficit na habilidade de resolução de problemas e crenças positivas sobre as preocupações, levando o indivíduo a utilizar estratégias como evitação, tendo o medo como sua principal emoção. Diante do exposto, esta revisão integrativa tem como objetivo identificar quais são as intervenções psicoterápicas que apresentam maior sustentação empírica no tratamento do TAG, através de levantamento e análise de trabalhos realizados acerca da temática. Para tanto, buscou-se os descritores "Instruments" (Instrumentos), “Psychotherapy” (Psicoterapia), “Anxiety” (Ansiedade); “Interventions” (Intervenções), “Anxiety” “(Ansiedade)”; "Evidence based” (Baseado em evidência), “Generalized anxiety disorder” (Transtorno de Ansiedade Generalizada), Treatments (Tratamentos) de forma isolada e combinada nas bases de dados COCHRANE e PUBMED. Inicialmente, foram encontrados 1.196 estudos, que após análise, foram incluídos 10 artigos. A maioria dos estudos empiricamente sustentados se concentra em intervenções de terapia cognitivo comportamental, sendo este o modelo psicoterápico com evidências mais robustas para o tratamento do TAG. Outras intervenções como mindfulness e terapia de aceitação e compromisso também apresentam resultados promissores, carecendo, no entanto, de mais estudos no tratamento do TAG. As intervenções encontradas demonstraram impacto significativo na redução dos sintomas de ansiedade, depressão e preocupação, propiciando o desenvolvimento de estratégias de controle de respostas emocionais e enfrentamento às adversidades.
Palavras-chave: Psicologia baseada em evidências
Intervenções psicoterapêuticas
Transtorno de ansiedade generalizada
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1409
Aparece nas coleções:Psicologia - Trabalhos de Conclusão de Curso - Campus PARQUE ECOLÓGICO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BRUNA EMMANUELLY MELO SERPA.pdf655.55 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.